Só esforço garante votação de matérias econômicas este ano

Reforma tributária, cadastro positivo e outros temas delicados têm pouco tempo para ser debatidos antes que a eleição de 2010 domine as atividades dos parlamentares

Crise no Senado e CPI da Petrobras também podem atrapalhar pauta de votações (Foto: Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)

Brasília – O Congresso Nacional terá pouco tempo para a votação de matérias econômicas que foram prometidas para este ano, antes que as eleições de 2010 dominem a agenda política. O atraso vem na esteira da crise que envolve o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que ainda não dá mostras de arrefecer. Outro empecilho é o trabalho da CPI da Petrobras no Senado, que começou na última semana.

No primeiro semestre, projetos sobre gestão do Estado e sobre o ambiente econômico – como a limitação do crescimento de gastos públicos e a alteração de regras para a realização de licitações – pouco avançaram. Reformas estruturais, como a política e a tributária, permaneceram estacionadas, sem uma luz no fim do túnel.

“A reforma tributária fica para o próximo governo, para a próxima Legislatura”, sentenciou à Reuters o vice-líder do governo no Senado Renato Casagrande (PSB-ES).

Desde o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o Executivo vem enviando propostas de reforma tributária ao Congresso, sem sucesso de aprovação integral.

Em fevereiro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva remeteu novo projeto de emenda constitucional para reformar o sistema tributário, mas a base aliada da Câmara não conseguiu cumprir a promessa de colocar o projeto em pauta no início deste ano.

Segundo Casagrande, governadores, prefeitos e o governo federal não se entendem em torno da ideia de uma reforma de impostos, o que inviabiliza a aprovação.

“A economia brasileira se encontra num processo de retomada pós-crise”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ao justificar o possível atraso da votação da reforma tributária. “Também não dá para aprovar uma coisa sem esperar o que vai acontecer com o resto do mundo”, argumenta.

Já o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), acredita que ainda é possível um acordo entre governo e oposição para aprovar pelo menos parte da reforma. “Acho que nós podemos conversar com calma com a oposição e ver uma forma de a gente chegar num denominador comum”, pondera Vaccarezza.

Tentativas

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), a regulamentação das atividades de agências reguladoras é um dos projetos que têm chances de ir a plenário. “Se você cria regras mais claras, você atrai o investimento”, afirmou Aníbal sobre o projeto das agências.

Na previsão de parlamentares, outro projeto que pode avançar é o cadastro positivo, que deve ser votado neste semestre no Senado, depois de sua aprovação em maio na Câmara.

Mesmo um dos principais líderes da oposição, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), concorda com a aprovação do cadastro positivo e inclui nas possibilidades de discussão o projeto de lei que propõe a reestruturação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão usa as mesmas regras legais há mais de 10 anos, alega.

Para Vaccarezza, também será necessário votar projetos apresentados que buscaram frear os reflexos da crise financeira internacional e que gerem renda para o país. “Por exemplo, a repatriação de capitais é um tema que deve ganhar força neste segundo semestre”, disse.

Mas esta não é a opinião do líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO). “Vamos dar abertura para esquentar dinheiro que foi jogado fora? Por que que é bom por causa da crise se o dólar está lá embaixo?”

A definição de competências dos entes federativos na área ambiental para evitar conflitos entre União, estados e municípios nas decisões de concessão de licenças também deve ter acordo neste semestre, na opinião do senador Casagrande.

Além disso, o Executivo deve encaminhar projetos sobre o marco regulatório da camada pré-sal de petróleo, assunto prioritário para o governo e já esperado por parlamentares.

“Acho que é uma coisa que vai mobilizar a opinião pública com repercussão internacional. É o tema mais importante”, afirma o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Temas

Reforma tributária

Desde o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o Executivo vem enviando propostas de reforma tributária ao Congresso sem sucesso de aprovação integral. A expectativa é que pelo menos parte da proposta que reforma o sistema de impostos seja discutida na Câmara dos Deputados nos próximos meses.

Entre as mudanças previstas está a unificação das legislações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passaria a ser cobrado nos Estados de destino dos produtos e não mais nos de origem.

Agências reguladoras

A regulamentação de agências reguladoras é considerada essencial pelo investidor privado. Um dos pontos do projeto é o que passa das agências para os respectivos ministérios o poder de dar a autorização para as empresas executarem serviços. As agências regulam e fiscalizam setores da economia, a exemplo do petróleo.

Meio ambiente

Aguarda votação na Câmara projeto de lei complementar que estabelece as competências de cada ente federativo na área ambiental. Com a divisão de atribuições, União, Estados e municípios não se chocariam em suas decisões como na liberação de licenciamentos ambientais para obras de infraestrutura. Os Estados e o Distrito Federal, por exemplo, seriam responsáveis em definir os seus espaços territoriais de proteção ambiental.

Cadastro positivo

Cria um cadastro de consumidores com informações sobre os seus pagamentos e regulamenta a atuação dos bancos de dados particulares de proteção ao crédito. O objetivo do governo com a medida é aumentar a oferta de crédito e reduzir o spread bancário, iniciativas cobradas por empresas e consumidores. O projeto de lei aguarda votação no plenário do Senado.

Reestruturação do Cade

O projeto de lei propõe a reestruturação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão vinculado ao Ministério da Justiça que fiscaliza abusos de poder econômico. Um dos pontos da proposta é que as empresas serão obrigadas a sujeitarem os atos de concentração econômica –fusão e aquisição por exemplo– a análise prévia do órgão. No momento, o texto está tramitando no Senado.

Previc

O projeto de lei enviado pelo Executivo e aprovado pela Câmara em junho deste ano propõe a reforma a Secretaria de Previdência Complementar para recriar a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). De acordo com a proposta, além de fiscalizar, a Previc também acumulará as funções de apurar e julgar infrações relacionadas aos fundos de pensão.

Repatriação de capitais

O projeto de lei dá o perdão fiscal e penal para o repatriamento de recursos não declarados mantidos no exterior. De acordo com a justificativa do projeto, há entre 90 e 150 bilhões de reais que foram remetidos ilegalmente ao exterior nos últimos anos. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Fonte: Reuters

Leia também

Últimas notícias