Xi Jinping é eleito presidente da República Popular da China

O principal dirigente do Partido Comunista da China tem como prioridade combater a corrupção no país

O novo presidente da China, Xi Jinping, assume após transição iniciada em novembro passado (CC/Antonio Villaraigosa)

Pequim – O Parlamento chinês elegeu hoje (14) Xi Jinping como o novo presidência da República Popular. Dessa maneira, o chefe do PCCh (Partido Comunista Chinês) concluiu oficialmente a transição iniciada em novembro passado no comando da segunda potência econômica mundial, a qual deverá presidir pelos próximos dez anos. As informações são da Agência de notícias France Presse.

“Anuncio agora o camarada Xi Jinping como presidente da República Popular da China”, disse Liu Yunshan, alto dirigente do PCCh, que presidia a sessão da Assembleia Nacional Popular.

Aos 59 anos, Xi sucede a Hu Jintao e terá Li Keqiang como primeiro-ministro, no lugar de Wen Jiabao. Sua primeira viagem ao exterior como presidente da República está prevista para o final do mês, em visita oficial a Moscou, seguida por um giro pela África.

Xi Jinping comprometeu-se em novembro a combater a corrupção do país e a melhorar a vida de uma população cada vez mais cética sobre a vontade do PCCh de empreender reformas políticas.

Leia também

Últimas notícias