Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Khadafi

São Paulo – O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta segunda-feira (27) um mandado de prisão por crimes contra a humanidade contra o presidente líbio, Muammar Khadafi, seu filho,  Seif […]

São Paulo – O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu nesta segunda-feira (27) um mandado de prisão por crimes contra a humanidade contra o presidente líbio, Muammar Khadafi, seu filho,  Seif al-Islam, e o diretor do serviço secreto daquele país, Abdallah al-Senussi.

O pedido de prisão foi feito em 16 de maio pelo procurador-chefe do TPI, Luis Moreno-Ocampo. O tribunal diz que Khadafi cometeu os crimes ao ordenar ataques a civis após uma revolta popular em meados de fevereiro. Com isso, o líbio tornou-se o segundo chefe de Estado alvo de um mandado do TPI, depois do sudanês Omar al Bashir.

As autoridades líbias disseram previamente que não reconhecem o tribunal e que não estavam preocupadas com a eventual emissão de mandados de prisão. O porta-voz do regime líbio, Moussa Ibrahim, afirmou a jornalistas no domingo que o TPI tem injustamente julgado africanos, mas ignora crimes cometidos pela Otan no Afeganistão, Iraque e na própria Líbia.

O anúncio da decisão veio pouco após forças rebeldes na Líbia terem anunciado que conquistaram novas posições e que estavam a cerca de 50 quilômetros da capital do país, Trípoli. A revolta na Líbia provocou cerca de 15 mil mortes, além da fuga de quase 650 mil líbios para países vizinhos e deslocamento dentro do país de outros 243 mil, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

Um porta-voz dos rebeldes disse que houve confrontos violentos nas imediações da cidade de Bair Al Ghanam, a sudoeste da capital, neste domingo (26). O ministro de Defesa do Conselho Nacional de Transição, Jalal El Dighaily, disse que forças opostas a Muammar Khadafi podem também tentar entrar na capital pelo leste.

Com informações da BBC Brasil e do UOL