Oposição líbia rejeita proposta de transição comandada por um dos filhos de Khadafi

Um dos filhos de Khadafi, Seif Al Islam El Kadhafi, durante um de seus pronunciamentos na televisão local (Foto: Reprodução) Brasília – O Conselho Nacional de Transição, que representa os […]

Um dos filhos de Khadafi, Seif Al Islam El Kadhafi, durante um de seus pronunciamentos na televisão local (Foto: Reprodução)

Brasília – O Conselho Nacional de Transição, que representa os rebeldes líbios, rejeitou nesta segunda-feira (4) a possibilidade de uma transição liderada por um dos filhos do atual presidente Muammar Khadafi.

Dois filhos do líder líbio, de 68 anos e há 42 no poder, propõem uma transição democrática no país. A sugestão de Seif Al Islam El Kadhafi é que ele conduza o processo seguindo as orientações de uma democracia constitucional, que incluem a retirada do seu pai do poder. Seif é apontado como sucessor natural de Khadafi.

A proposta tem o apoio de Saadi El Kadhafi, outro filho do presidente. Não há informações sobre um possível apoio de Khadafi à proposta dos filhos. No entanto, pessoas próximas ao líder líbio disseram que ele sinaliza ser favorável à proposta.

 De acordo com diplomatas líbios, os dois filhos de Khadafi pretendem atuar com o objetivo de mudar a Líbia. Seif e Saad estudaram em escolas ocidentais, mas outros dois, Khamis e Mutuassim, são considerados partidários do estilo de governo do pai.

Khamis, por exemplo, é apontado como líder de uma milícia que atua em favor do governo, enquanto Mutuassim é conselheiro da segurança nacional e considerado rival de Seif na sucessão do pai.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias