assume em 2017

Carta da ONU prevê início do processo de seleção para o próximo secretário-geral

Pela primeira vez, todos os estados-membros devem participar do processo de sucessão de Ban Ki-moon, atual secretário-geral das Nações Unidas

ONU/Mark Garten

Anúncio foi emitido pelo presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoft, com o Conselho de Segurança

São Paulo – Em julho de 2016, o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve iniciar a avaliação de candidatos para suceder Ban Ki-moon na secretaria geral da ONU. Pela primeira vez, os 193 estados-membros da organização vão participar do processo de seleção. O novo líder assume a posição em janeiro de 2017.

O documento que regimenta o processo de sucessão do posto de chefe das Nações Unidas é a Carta da ONU, que prevê indicações da Assembleia Geral, seguindo recomendação do Conselho de Segurança. A nova recomendação relata que o processo deve passar a ser mais transparente e inclusivo.

Anteriormente, a escolha do secretário-geral era realizada, na maioria dos casos, apenas pelos membros permanentes do conselho. China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia decidiam secretamente quem deveria liderar a organização.

De qualquer forma, os membros permanentes devem manter a liderança no processo. “Eles ainda terão uma forte posição na seleção do próximo secretário-geral”, informou o presidente da Assembleia Geral, Mogens Lykketoff, em carta conjunta com o presidente do Conselho de Segurança, datada deste mês, quando os Estados Unidos se encarregam da função.

A carta conjunta encoraja os estados-membros a considerarem a indicação de mulheres e homens como candidatos. Para isso, o documento informa que “tanto o presidente da Assembleia Geral como o presidente do Conselho de Segurança vão dar oportunidade aos candidatos de realizarem reuniões ou encontros informais com os representantes dos países”.

Com informações da ONU Brasil