Volta À Europa

Lula vai a Londres para coroação de Charles III, e recebe convite do Japão para reunião do G7

Em Londres, Lula terá reunião com o primeiro-ministro Rishi Sunak. Chefe de Estado japonês convida Brasil para reunião do G7; Lula ainda não confirmou se vai

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
De volta ao Brasil, Lula ligou nesta quinta-feira para o presidente da Argentina, Alberto Fernández, do Alvorada

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai comparecer à cerimônia de coroação do rei Charles III, na quinta-feira da semana que vem, 6 de maio, em Londres. O evento real ocorre na lendária Abadia de Westminster.

Depois de compromissos pela Península Ibérica, será a segunda viagem do chefe de governo brasileiro à Europa desde que assumiu. O evento deve ter a presença de mais de 2 mil convidados. Charles III sucedeu a rainha Elizabeth II após a morte da monarca em setembro de 2022.

Na terça-feira, Márcio Macêdo, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, informou que Lula deve ter na agenda na capital inglesa uma reunião bilateral com o primeiro-ministro Rishi Sunak.

Nesta quinta-feira (27), já no Brasil, onde chegou ontem da Espanha, Lula ligou para o colega argentino, o presidente da Argentina Alberto Fernández, a quem o petista chama de amigo. “Falamos sobre a Unasul, as relações fraternas em nosso continente e o aprofundameno do comércio entre nossos países”, postou Lula no Twitter.

Convite do Japão

O ministro não confirmou se o presidente vai para o Japão ou não. O chefe de governo brasileiro recebeu convite para a reunião do G7, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, em Hiroshima. O convite partiu do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, embora o Brasil não faça parte do G7.

O grupo reúne os países mais industrializados do mundo, que são Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.


Leia também


Últimas notícias