Liga Árabe deve formalizar pedido à ONU de reconhecimento do Estado palestino

Esboço de comunicado não informa cronograma pretendido. Assembleia Geral, em setembro, poderia elevar estatuto a 'Estado não membro'

Cronograma de ações da Liga Árabe não está definido (Foto: © Mohamad Torokman/Reuters – arquivo)

São Paulo – Pode estar próximo o pedido de reconhecimento do Estado palestino à Organização das Nações Unidas (ONU). Um esboço de comunicado da Liga Árabe revela que a demanda formal deve ser apresentada pela organização que reúne nações do Golfo Pérsico e do Norte da África.

Segundo a agência Reuters, o texto não informa o cronograma do pedido. A Assembleia Geral da ONU ocorre em setembro deste ano. A expectativa é de que a Liga indique um comitê para estabelecer prazos. Em maio, os países árabes haviam manifestado apoio ao plano.

“Ficou decidido ir às Nações Unidas para pedir o reconhecimento do Estado palestino com Jerusalém Oriental como sua capital e seguir adiante e pedir que seja considerado membro pleno”, afirma o comunicado.

Atualmente, a Autoridade Nacional Palestina tem estatuto de observadora. Ser membro pleno exigiria ainda uma aprovação do Conselho de Segurança da ONU, onde enfrentaria resistência dos Estados Unidos, aliado de Israel, que já deixaram claro que vetariam resolução nesse sentido.

O Estado palestino seria concebido conforme as fronteiras de 1967, o que representa dois territórios, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia – território atualmente ocupado pelo exército de Israel – incluindo controle de Jerusalém Oriental.

Caso seja encaminhado à Assembleia Geral geral, os palestinos poderiam garantir, no máximo, a condição de “Estado não-membro”.

Com informações da Reuters