Apoio

Governo organiza repatriação de brasileiros que estão em Israel ou na Palestina

Embaixada em Tel Aviv está publicando formulário para interessados nos voos. Primeiro avião da FAB deve chegar amanhã ou terça-feira

Reprodução/Jornal Nacional
Reprodução/Jornal Nacional

São Paulo – O governo anunciou que está planejando a repatriação de brasileiro que estejam em Israel e na Palestina, devido “ao recrudescimento da situação securitária” na região. Em nota à imprensa divulgada na tarde deste domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores lembrou que os voos da Força Aérea Brasileira (FAB) destinam-se, prioritariamente, a repartir brasileiros residentes em seu próprio país.

“A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu sítio eletrônico (https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv), formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmem os voos”, informa o Itamaraty.

“Face à incerteza quanto ao momento em que poderá ocorrer o primeiro voo de repatriação, recomenda-se que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais disponíveis, do aeroporto de Ben-Gurion, que continua a operar”, acrescenta a nota.

Telefones de plantão

Já em relação aos brasileiros que se encontram na Palestina, o governo “busca viabilizar as condições necessárias que permitam a implementação de plano de evacuação dos nacionais que queiram deixar a Faixa de Gaza ou a Cisjordânia”. Assim, foi montada no Itamaraty uma estrutura para acompanhar a situação dos brasileiros na região. O ministério divulgou telefones de plantões consulares na Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e no Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), que incluem WhatsApp. Além desses, o plantão do próprio Itamaraty pode ser contatado, por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

De acordo com informação da Agência Brasil, um avião da FAB sai hoje de Natal com destino a Roma. A expectativa é de que a aeronave chegue a Tel Aviv amanhã (9) ou terça-feira (10), para a primeira repatriação. Foram reservados, no total, seis aviões. Estima-se que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina, “a grande maioria fora da área afetada pelos ataques”.


Leia também


Últimas notícias