Maconha

‘Diga a esse velho que não minta’, afirma Mujica sobre chefe antidrogas da ONU

Presidente de junta de fiscalização de entorpecentes disse que não conseguiu se encontrar com autoridades uruguaias

Presidência Uruguai

Para presidente do Uruguai, órgão da ONU mantém discurso incoerente sobre descriminalização

São Paulo – O presidente do Uruguai, José Mujica, pediu hoje (13) ao presidente da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) da ONU, Raymond Yans, que “não minta” quando disser que as autoridades do país não quiserem recebê-lo. Ele também acusou o oficial de ter um discurso duplo sobre a maconha. “Diga a esse velho que não minta: comigo qualquer um se reúne na rua. Que venha ao Uruguai e se reúna comigo quando quiser. Que não fale para a tribuna”, afirmou. “Porque está em um posto internacional, acredita que pode dizer qualquer mentira.”

Yans criticou duramente o Uruguai por aprovar uma lei que permite o cultivo e a venda de maconha e afirmou que não conseguiu dialogar com as autoridades do país sobre o tema. Ele se queixou que as autoridades uruguaias o permitiram viajar para manter um encontro direto com Mujica.

Por isso, Mujica acusou Yans de manter um discurso duplo sobre o tema e pediu ao representante da ONU que fosse claro com “o que se passa em um monte de Estados norte-americanos, onde cada um deles, só com a capital, superam a população do Uruguai”.

“Ou ele tem dois discursos, um para o Uruguai e outro para os que são fortes?”, questionou o líder, em alusão à diferente reação da Jife perante a legalização da maconha na nação sul-americana, de 3,3 milhões de habitantes, e a aprovação de leis similares em vários estados dos Estados Unidos.

De acordo com o chefe da Jife, a lei uruguaia viola a Convenção sobre drogas de 1961, da qual o país é signatário. O texto, aprovado no Senado do país nesta semana, ainda precisa ser sancionado. A nova norma dispõe sobre a criação de um ente estatal regulador encarregado de outorgar licenças aos consumidores e controlar a produção e distribuição da droga, que será feita em clubes e farmácias.