ecos da guerra fria

Coreias acertam posições para reunião histórica da próxima quarta-feira

Pela primeira vez desde 2011, representantes dos dois países conversam por telefone e ratificam encontro

São Paulo – Em um encontro preliminar para a histórica reunião da próxima quarta-feira (12), Coreia do Sul e Coreia do Norte conseguiram, neste domingo (9), aproximar suas posições sobre a tensão bilateral, durante o primeiro contato feito pessoalmente entre funcionários dos dois países desde 2011.

“As duas partes mantêm a vontade de realizar a reunião de ministros”, declarou um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano, sugerindo portanto que as negociações estão indo bem, porém não revelando detalhes sobre os avanços conseguidos.

O porta-voz explicou que os representantes de Norte e Sul debateram hoje o protocolo, a localização, a ordem do dia e o tamanho das delegações que estarão no próximo encontro ministerial, marcado para quarta-feira em Seul. Todos os detalhes sobre este próximo encontro serão fechados até o final do dia, durante nova sessão de diálogo, segundo o porta-voz da Unificação.

A provável reunião de quarta-feira será a primeira entre ministros dos dois países desde 2007. Um dos principais assuntos deverá ser a reabertura do complexo de Kaesong, localizado no território norte-coreano mas administrado conjuntamente por ambos os governos.

Leia também

Últimas notícias