reaproximação

Com novas medidas, Estados Unidos aliviam sanções a Cuba

Ações facilitarão comércio e turismo entre os dois países; 'regime de medidas punitivas segue intacto', diz agência estatal cubana

Loey Felipe/ONU

Governo do presidente Barack Obama segue processo de reaproximação com Cuba, iniciado há 13 meses

OperaMundi – O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (26) novas medidas que permitirão que os EUA exportem uma série de bens e serviços para Cuba e facilitarão o turismo entre os dois países. As emendas ao bloqueio econômico entrarão em vigor já nesta quarta-feira (27), com sua publicação no Registro Federal dos EUA, equivalente ao Diário Oficial.

A agência estatal de notícias de Cuba Prensa Latina destacou que as medidas anunciadas nesta terça irão facilitar o pagamento de exportações e viagens, mas ressaltou que “o corpo principal do regime de medidas punitivas segue intacto”.

Com as medidas, empresas e bancos norte-americanos poderão oferecer crédito para a exportação de produtos não agrícolas para Cuba. Anteriormente, a transação de bens norte-americanos para a ilha precisava ou passar por um terceiro país ou ser paga antecipadamente. O Departamento de Comércio dos EUA afirmou que serão permitidas exportações para agências estatais cubanas, nos casos em que avalie que a população da ilha será beneficiada.

Segundo o Departamento de Tesouro, transações de bens e serviços com o governo cubano nos setores de educação, saúde pública, processamento de alimentos, infraestrutura, transporte público e preservação do patrimônio histórico não serão analisadas caso a caso.

“Essas emendas irão retirar restrições de prazos de pagamento e financiamento para a exportação de itens que não sejam agrícolas ou commodities para Cuba”, declararam em nota os Departamentos de Tesouro e de Comércio dos EUA. Os bens de procedência agrícola são proibidos pelo bloqueio.