Contra o golpe

Brasileiros no exterior lançam vídeo colaborativo em defesa da democracia

Coletivo Brasil-Montreal reúne mais de 100 brasileiros moradores de 14 países no vídeo 'Mundo Contra o Golpe'

Divulgação/Coletivo Brasil-Montreal

Priscylla Joca: Independente de estarmos ou não residindo no Brasil, somos brasileiros

Centenas de brasileiros residentes no exterior se reuniram em um vídeo colaborativo em defesa da democracia e contra o golpe. Mundo Contra o Golpe, organizado pelo Coletivo Brasil-Montreal, foi produzido ao longo da última semana com a colaboração de pessoas e coletivos de brasileiros e brasileiras residentes em 14 diferentes países.

Ao todo, 110 pessoas enviaram 75 minivídeos para colaborar com a produção do clipe que tem o objetivo de reunir vozes de diversas partes do muno em favor da democracia no Brasil. A divulgação oficial foi feita na manhã desta terça-feira (10), quando o coletivo também fez a entrega simbólica de uma carta ao Consulado Geral do Brasil em Montreal, na província do Quebec, no Canadá.

Além de depoimentos de brasileiros em várias línguas, o vídeo traz imagens de algumas manifestações contra o golpe no exterior, como a ciranda da democracia, promovida em Montreal, e a roda de capoeira angola, organizada na Inglaterra. “Com a realização e a divulgação desse vídeo, o coletivo reafirma seu compromisso com a luta de todos os brasileiros e brasileiras em defesa do Estado democrático de direito no Brasil, independente do seu país de residência”, declara o coletivo no texto de divulgação do clipe.

“Independente de estarmos ou não residindo no Brasil, seguimos sendo brasileiros. Temos o direito de participar politicamente da nossa sociedade, mesmo fisicamente distantes. Sabemos que o que está em jogo não são ‘apenas’ 54 milhões de votos na presidenta Dilma, incluindo os votos daqueles que residem fora do país”, declara a advogada, professora universitária e doutoranda em Direito Priscylla Joca.

“O que está verdadeiramente em jogo é o risco de ruptura constitucional, de retrocesso em matéria de direitos sociais, e de agudo agravamento de violações de direitos humanos e ambientais no Brasil. Por isso tudo, a luta pela democracia brasileira é de todos nós, sejamos residentes no Brasil ou no exterior”, afirma Priscylla, moradora em Montreal há dois anos e meio.

Assista ao vídeoMundo Contra o Golpe: