Aliados de presidente paraguaio anunciam campanha para reeleição

Assunção – A ala esquerdista da coalizão que governa o Paraguai anunciou nesta quarta-feira que começará campanha para impulsionar uma reforma constitucional que permita a reeleição do presidente Fernando Lugo, […]

Assunção – A ala esquerdista da coalizão que governa o Paraguai anunciou nesta quarta-feira que começará campanha para impulsionar uma reforma constitucional que permita a reeleição do presidente Fernando Lugo, uma iniciativa que pode aprofundar os conflitos dentro do governo.

Lugo disse várias vezes que optaria pela reeleição se o povo pedisse, mas o debate encontrou sempre a oposição do Partido Liberal, o maior da aliança, que defende o direito de que um de seus representantes seja o próximo candidato presidencial da chapa na eleição de 2013.

O senador Carlos Filizzola, do partido País Solidário, disse que a Frente Guasu, que reúne movimentos e partidos de esquerda da aliança, começará a dialogar com outros setores e recolher assinaturas para estimular a reeleição, que é proibida pela Constituição paraguaia.

“Vai ter uma campanha, a população será ouvida, haverá inclusive um esforço para as pessoas assinarem uma petição”, afirmou Filizzola à rádio Primeiro de Marzo. Ele garantiu que Lugo tem o perfil para governar por mais cinco anos.

Para que a iniciativa seja aprovada, o Congresso — de maioria opositora — terá que convocar uma assembleia constituinte que reforme a Carta Magna sancionada em 1992, um processo longo que antecipa o atrito dentro da aliança.

No entanto, seu principal adversário, o conservador Partido Colorado, já iniciou a campanha com o poderoso empresário Horacio Cartes como o candidato presidencial mais firme.

Lugo, cujo governo tem cerca de 50 por cento de aceitação principalmente pelas políticas sociais que tem conduzido, disse no fim de semana na Alemanha que buscaria a reeleição “se a população pedisse”.

Fonte: Reuters