Economia de guerra

Exportações de petróleo da Rússia ‘fluem inabaláveis’, apesar de guerra e sanções do Ocidente

Aumento da venda de Moscou elevou “fluxos médios” em 3,58 milhões de barris por dia, o que representa expansão de 4% sobre 3,44 milhões em uma semana

Sputnik / Yevgeny Biyatov
Sputnik / Yevgeny Biyatov
Funcionário de empresa petrolífera em jazida localizada em Barsukvskoye, na Rússia

São Paulo – Inúmeras agências de notícias e sites repercutiram nesta segunda-feira (30) a informação de que as exportações marítimas de petróleo russo “fluem inabaláveis”, apesar das sanções do Ocidente e dos Estados Unidos para tentar sufocar o comércio russo como punição pela guerra na Ucrânia. De 20 a 27 de maio, houve aumento de embarques de petróleo da Rússia em meio à guerra.

Um total de 34 petroleiros carregaram 25 milhões de barris dos terminais de exportação da Rússia, de acordo com números “de rastreamento de navios e relatórios de agentes portuários”, reportados pela Bloomberg.

O aumento elevou os “fluxos médios” em 3,58 milhões de barris por dia, o que representa expansão de 4% sobre os 3,44 milhões na semana encerrada em 20 de maio.

O contratempo de Moscou é que, como a Europa tenta driblar as remessas, a carga precisa percorrer rotas mais longas para importadores da Ásia. Em abril, o continente se tornou o maior importador de petróleo russo, superando a Europa pela primeira vez, informou ainda a Bloomberg. A Índia seria a principal responsável pelas compras asiáticas.

A União Europeia chegou ao sexto pacote de sanções contra a Rússia nesta segunda, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. O “pacote” atinge mais de dois terços das importações de petróleo russas para o Velho Mundo, segundo o colegiado.

No domingo (29), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse não acreditar que os países ocidentais retirem as sanções contra Moscou após o fim da “operação” na Ucrânia. Segundo ele, essas medidas foram planejadas há muito tempo, reportou o Sputnik Brasil.

“A velocidade com a qual as sanções foram introduzidas e seu volume indicam que não foram criadas de um dia para o outro, mas estavam sendo preparadas há muito tempo. É improvável que essas sanções serão retiradas”, observou Lavrov.

Turquia propõe Negociações

No campo diplomático, a Turquia está disposta a sediar nova rodada de negociações entre Kiev e Moscou, segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Ele fez a proposta ao presidente russo Vladimir Putin por telefone.

Ainda segundo o Sputnik , Erdogan sublinhou “a necessidade de medidas que minimizem os efeitos negativos da guerra e criem confiança, restaurando o mais rápido possível o terreno para a paz entre a Rússia e a Ucrânia”.

Leia também