Basta

‘Ferir uma mulher é ultrajar Deus’, diz Papa Francisco na primeira missa de 2022

Papa reforçou mensagem deixada por ele no Natal, quando rezou pelas vítimas da violência que “grassa neste tempo de pandemia”

Reprodução
Reprodução
"Se nos tornarmos artesãos da fraternidade, poderemos voltar a tecer os fios de um mundo dilacerado pelas guerras e pela violência", disse o Papa Francisco

São Paulo – Em missa realizada na manhã deste sábado (1º) na Basílica de São Pedro, marcando o 55º Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco pediu o fim da violência contra as mulheres.

“Quanta violência existe contra as mulheres! Basta! Ferir uma mulher é ultrajar Deus, que tomou duma mulher a humanidade. Não de um anjo, não diretamente, mas de uma mulher”, disse o pontífice em sua homilia. O papa reforçou a mensagem deixada por ele no Natal, quando rezou pelas vítimas da violência que “grassa neste tempo de pandemia”.

Ainda na homilia, Francisco sublinhou o “olhar inclusivo” das mães, que “supera as tensões guardando e meditando no coração”. “É um olhar concreto, que não se deixa condicionar pelo desconsolo nem se deixa paralisar perante os problemas, mas coloca-os num horizonte mais amplo”, pontuou.

Tempo incertos e difíceis

Também neste sábado, o Papa falou aos presente na Praça São Pedro antes da recitação do primeiro ângelus de 2022, pontuando que o mundo precisa de “artesãos de fraternidade” para superar os desafios do novo ano. “Se nos tornarmos artesãos da fraternidade, poderemos voltar a tecer os fios de um mundo dilacerado pelas guerras e pela violência”, disse.

“Você não precisa se desmanchar e reclamar, mas arregace as mangas para construir a paz”, afirmou, lembrando que o cenário atual continua sob os impactos da covid-19. “Ainda vivemos tempos incertos e difíceis, devido à pandemia. Muitos estão com medo do futuro e oprimidos por situações sociais, problemas pessoais, os perigos que vêm da crise ecológica, injustiças e desequilíbrios económicos globais.”