Proteção

Papa Francisco: ‘Que Nossa Senhora livre o povo brasileiro do ódio e da violência’

Papa pede proteção ao povo brasileiro. Na Espanha, Sánchez destaca “momento de esperança”

Vatican News
Vatican News

São Paulo – A eleição brasileira tem atraído atenção de todo o mundo com a proximidade do segundo turno presidencial. Nesta quarta-feira (26), o Papa Francisco divulgou vídeo com mensagem ao Brasil durante a saudação aos peregrinos na audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano. O pontífice declarou que pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.

“Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”, destacou. A mensagem do papa Francisco foi associada ao alerta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), após o feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Na celebração, bolsonaristas interromperam missas e contestaram padres por denunciarem a fome e a desigualdade no país. O que foi interpretado por aliados do atual presidente como temas alinhados à esquerda. 

O papa Francisco leu sua mensagem ao Brasil para celebrar a beatificação de Benigna Cardoso da Silva (1928-1941). A jovem, aos 13 anos. foi assassinada em Crato (CE) por defender-se de violência e assédio sexual. Desse modo, tornou-se mártir da castidade e também da dignidade. “Seguindo a palavra de Deus, ela manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade”, disse o pontífice. Assista:


“Vitória dos progressistas do mundo”

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência do Brasil. O ex-presidente disputará o segundo turno eleitoral neste domingo (30) contra o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL). Em um vídeo, divulgado nesta quarta-feira (26), o primeiro-ministro espanhol chamou Lula de “amigo” e destacou que a vitória do petista “será a dos progressistas do mundo inteiro”. 

“No próximo dia 30 de outubro, o Brasil escolhe seu futuro e quero transmitir todo meu apoio ao candidato Luis Inácio Lula da Silva nesta eleição decisiva para o futuro de uma terra tão ligada à Espanha”, iniciou Sánchez. Ao manifestar apoio a Lula, o presidente ainda destacou, sem mencionar o nome de Bolsonaro, sua oposição ao que representa o atual governo brasileiro. 

“O Brasil é a maior economia da América Latina e sua voz é essencial diante dos grandes desafios globais que nos unem. Uma voz de abertura e não de desconfiança. De esperança e não de medo. De compromisso com a igualdade e não de aceitação da desigualdade. Contra aqueles que pregam o ódio e o negacionismo climático, contra aqueles que querem um Brasil isolado e fechado. Este é o momento de abrir a porta da esperança. O Brasil merece essa perspectiva de progresso. O Brasil merece Lula”, afirmou. Assista:

Ricardo Stuckert/IL
“O mundo precisa de um Brasil soberano, com diálogo com o mundo”, disse Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Relação bilateral

A gravação foi compartilhada nas redes sociais do ex-presidente, que agradeceu o apoio do amigo. “O mundo precisa de um Brasil soberano, com diálogo com o mundo, que gere empregos e não negue a ciência. Forte abraço”, escreveu Lula. 

Sánchez está à frente do governo espanhol desde 2018. Ele retornou ao cargo de primeiro-ministro em 2020, quando seu partido, o Socialista Operário Espanhol (Psoe) obteve maioria no Congresso para novo mandato dentro do regime de monarquia parlamentarista. Os dois já haviam se encontrado em novembro de 2021, quando o ex-presidente foi à Europa, onde foi recebido por diversos líderes com honras de chefe de Estado. 

Nesta terça (25), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também declarou apoio ao petista. Em um vídeo, o primeiro-ministro afirmou ter “muita saudade das relações de proximidade e amizade entre Portugal e Brasil”. E ainda destacou que não só o Brasil, mas o mundo, “precisam de Lula”.


Leia também


Últimas notícias