Polarização

Eleições no Chile: extrema direita e esquerda seguem na frente

Estão na dianteira os candidatos José Antonio Kast, da Frente Social Cristã, de extrema direita, e Gabriel Boric, da coalizão entre a Frente Ampla e o Partido Comunista

Conclusión
Conclusión
Kast (esquerda) e Boric seguem firmes para o segundo turno

São Paulo – A apuração dos votos das eleições presidenciais no Chile estão avançadas. Na frente estão os candidatos José Antonio Kast, da Frente Social Cristã, de extrema direita, e Gabriel Boric, da coalizão entre a Frente Ampla e o Partido Comunista, que devem ir ao segundo turno. Até o final da reportagem, Kast tinha 28,64% dos votos e Boric, 24,44%. ´Sebastián Sichel, candidato do atual presidente, Sebastián Piñera, ocupa o antepenúltimo lugar.

Segundo o Serviço Eleitoral do Chile, todas as mesas de votação já estavam funcionando às 8 horas, quando os eleitores já começaram a chegar. Neste primeiro turno, os chilenos escolheram também 155 deputados e 27 dos 50 membros do Senado. O voto não é obrigatório no país.

Por volta das 18h30, o serviço eleitoral deu início à divulgação da apuração. Começou com os votos de chilenos vivendo em outros países. José Antonio Kast (extrema direita) e Gabriel Boric (esquerda) lideram a apuração; enquanto Sebastián Sichel, candidato de Piñera, ocupa o antepenúltimo lugar. Acompanhe:

A lei chilena proíbe a divulgação de resultados de pesquisas eleitorais nos últimos 15 dias antes da votação. Por isso, os parâmetros para indicar os favoritos são de sondagens na primeira semana de novembro, que apontavam empate técnico entre o candidato da extrema direita e o da esquerda. A diferença era de 3 a 5 pontos em favor de Kast.

Manifestações e eleições no chile

Uma pesquisa da Activa Research, uma das mais conceituadas do país, mostrava em 6 de novembro a vantagem de Kast sobre Boric era de quatro pontos percentuais (21,7% contra 17,7%), dentro da margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Única mulher na disputa, Yasna Provoste da coalizão de centro-esquerda entre o seu Partido Democrata Cristão e o Partido Socialista, aparece em quarto lugar na apuração. Tem 12,36%, mais do que os 10,9% apontados pela pesquisa de duas semanas atrás.

O candidato governista Sebastián Sichel, representante dos partidos de centro direita que apoiam o governo de Sebastián Piñera (UDI, Renovação Nacional e Evópoli), tinha 8,2% das intenções de voto na pesquisa. Na apuração, tem 11,96%.

O favoritismo de Kast e Boric para conquistar as duas vagas no segundo turno também parece ser uma das grandes novidades surgidas após a revolta social. Isso porque as coalizões de Provoste e Sichel disputaram todos os segundos turnos eleitorais no Chile desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e hoje ambas correm o risco de ficarem de fora já no primeiro turno.

Nos primeiros resultados oficiais divulgados, de votos do Exterior, Boric saiu em vantagem, obtendo cerca de 54% dos votos nas 20 nações onde as urnas já foram fechadas. Kast vem em segundo, com 17%.

Com Opera Mundi