'Inconsistências'

Disputa no Partido Democrata: Caucus de Iowa tem indefinição em relação aos resultados

Apuração final era prevista para a noite de segunda-feira (3), mas legenda adia anúncio. Sanders e Buttigieg estariam na frente

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter
Sanders fala para apoiadores em Iowa: perspectiva de sua campanha é de bons resultados no estado

São Paulo – O Partido Democrata de Iowa anunciou, na noite desta segunda-feira (3), que “inconsistências” na apuração na primeira disputa das primárias da legenda para definir seu candidato à presidência dos Estados Unidos adiaram o anúncio dos resultados oficiais.

Os números finais eram aguardados para as 22h, mas devem ser divulgados em horário ainda indefinido nesta terça-feira. “Encontramos inconsistências na transmissão de três lotes de resultados”, afirmou uma porta-voz dos democratas de Iowa, Mandy McClure, em comunicado. Ela descartou a possibilidade de um hacker ou de uma invasão no sistema e novas conferências serão feitas com base em cédulas de papel.

O chamado caucus, metodologia adotada em Iowa, é um processo que se dá por meio da realização de assembleias. São diversas reuniões comunitárias em que são debatidas as preferências por cada candidato, realizadas em espaços como bibliotecas, ginásios, igrejas e sindicatos.

Um dos possíveis motivos para o atraso decorre de uma mudança implementada neste ano. Antes, apenas um resultado por assembleia era contabilizado, agora são três. Primeiro, o total de votos dados na primeira votação; em seguida, os votos dados após o realinhamento que elimina os candidatos abaixo do limite de votos e, em terceiro lugar e mais importante, o total de delegados. A interrupção na segunda-feira resultou de dados contraditórios na divulgação dos três totais.

Sanders e Buttigieg estariam na frente

Na noite de ontem, a campanha de Bernie Sanders divulgou dados internos que representariam 40% do escrutínio total de Iowa. Segundo a apuração parcial, o senador de Vermont tinha 29,66%, seguido pelo ex-prefeito Pete Buttigieg, com 24,59%, a senadora Elizabeth Warren, 21,24%, e o ex-vice-presidente Joe Biden, com 12,37%.

Mesmo sem o anúncio dos resultados oficiais, Buttigieg declarou vitória em discurso para apoiadores, enquanto os outros candidatos preferiram manter a cautela, embora Sanders tenha ressaltado em discurso para apoiadores que esperava “resultados muito bons”.

A próxima disputa das primárias democratas acontece na próxima terça-feira (11), em New Hampshire.