Disputa acirrada

Eleições na Bolívia: Resultados parciais indicam segundo turno entre Evo Morales e Carlos Mesa

Após quase 84% dos votos apurados, o atual presidente e candidato do Movimento ao Socialismo (MAS) tem 45,3% dos votos e seu principal opositor tem 38,2%.

Reprodução
Reprodução
Na noite de domingo, Evo mantinha esperança em vencer já no primeiro turno

São Paulo – O presidente boliviano Evo Morales lidera os resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais realizadas no domingo (21), mas deve ir para o segundo turno com o ex-presidente Carlos Mesa. Após quase 84% dos votos apurados pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) boliviano, o candidato do Movimento ao Socialismo (MAS) tem 45,3% dos votos e seu principal opositor, o ex-presidente Carlos Mesa, tem 38,2%.

O atual presidente discursou ontem, por volta das 21h30, e ainda mantinha esperança de vencer no primeiro turno, já que a apuração na zona rural, que representa 17% dos votos e onde Evo tem grande vantagem, continua. Segundo a legislação eleitoral do país, o candidato que obtiver mais de 50% dos votos ou obtiver 40% com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado será proclamado vencedor. Caso seja preciso, o segundo turno será realizado no mês de dezembro.

É muito provável, com base na apuração parcial, que Evo perca a maioria de dois terços no Congresso da Bolívia que ele mantém desde 2009, o que pode dificultar um futuro governo em caso de reeleição.

Eleito pela primeira vez em 2005, busca seu quarto mandato consecutivo. Mais de 7,3 milhões de bolivianos, no país e no exterior, estavam aptos a votar nas eleições presidenciais e legislativas. O possível segundo turno está marcado para o dia 15 de dezembro.