Inspiração de resistência

Lula: ‘Morreu o maior de todos os latino-americanos’

'Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade', afirmou o ex-presidente sobre Fidel Castro. Lula fez uma homenagem a Fidel em seu sítio, no ABC Paulista

reprodução

“É como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível”, diz Lula

São Paulo – “Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz”, afirma hoje (26) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de sua nota em homenagem ao líder cubano, morto em Havana aos 90 anos. “Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança”, disse Lula na internet, em nota que estampa foto dos dois líderes em 2010, em Havana.

O ex-presidente contou ter conhecido Fidel pessoalmente em julho de 1980, em Manágua, na Nicarágua, durante as comemorações do primeiro aniversário da revolução sandinista. “Mantivemos, desde então, um relacionamento afetuoso e intenso, baseado na busca de caminhos para a emancipação de nossos povos.”

Para Lula, o dirigente cubano deixa um legado eterno de “dignidade e compromisso por um mundo mais justo”. Ele disse sentir a morte de Fidel como “a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei”.

Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania”, afirma Lula.

Em seu sítio, localizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Lula homenageou o colega. Veja o vídeo