limite

Onda de intolerância aumenta tensão política e social na Argentina

Presidente Maurício Macri repudiou ataques – com arma de fogo – contra militantes kirchneristas ocorridos no último final de semana

Reprodução/ Facebook La Cámpora

Violência política e tensão social. Ato do kirchnerista La Cámpora foi atacado por membros da ultra direita argentina

Opera Mundi – A violência sofrida por militantes kirchneristas na Argentina no último final de semana aumentou a tensão política e social no país. Na noite de ontem (7), o presidente, Maurício Macri, emitiu um comunicado repudiando o atentado com arma de fogo que deixou um saldo de dois feridos. Organizações argentinas de direitos humanos, como as Avós da Praça de Maio também se manifestaram.

No sábado (5), homens armados dispararam contra cerca de 400 militantes que participavam da inauguração da nova sede do Nuevo Encuentro — grupo liderado por Martín Sabatella, importante dirigente kirchnerista. Como saldo, duas mulheres ficaram feridas e tiveram que ser levadas para o hospital. Um dia antes, a organização juvenil La Cámpora, dirigida por Máximo Kirchner — filho de Cristina e Néstor — também foi alvo de um atentado com balas durante uma ação na cidade de Mar del Plata.

sabbatella.jpg

“O fato ocorre em um clima crescente de violência discursiva promovido pelo governo nacional contra o kircherismo”, escreveu Sabatella em seu Twitter.

Para Sabatella, a ação foi uma tentativa de homicídio. Ele relatou ainda que, em conversa com a ex-presidente Cristina Kirchner, ela afirmou que o ataque a transportou para as piores épocas de 1955, quando a perseguição política era todos os dias.

Repercussão

Diante dos ataques, o secretário dos Direitos Humanos argentino, Claudio Avruj, publicou, em sua conta do Twitter nesta segunda (7), uma nota condenando a onda de intolerância que cresce no país.

“Repudio energicamente o ataque ao local do Nuevo Encuentro. Estou à disposição das pessoas feridas”, disse em um de seus posts. E completou. “Esses atos de violência não podem ser tolerados. Nossa missão é construir uma sociedade pacífica, em que não haja lugar para estes episódios.”

As Avós da Praça de Maio lembraram que os ataques aos dois centros políticos são uma “preocupação inusitada, após 32 anos de recuperação da democracia” no país.

ricardo alfonsin.jpg

A elas se juntaram o Sindicato da Imprensa e o Partido Comunista da Argentina (PCA). O sindicato demandou, em nota divulgada nesta segunda, que as ações de “revanchismo e intolerância social e política” sejam cessadas.

“São ataques de ordem constitucional e às liberdades democráticas que nos remetem às épocas mais terríveis que nos coube viver, principalmente tendo em conta que aconteceram poucos dias antes de se cumprir o 40º aniversário do golpe cívico-militar de 1976”, disse o PCA também em comunicado.

O ex-presidente peronista Ricardo Alfonsín também manifestou solidariedade com os militantes em seu Twitter.

scioli.jpgO ex-candidato à presidência Daniel Scioli também utilizou a rede de microblog para se pronunciar.

Ataque neonazi

O ganhador do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel disse, nesta segunda-feira, que sua casa em Mar del Plata foi invadida, saqueada e vandalizada por grupos neonazistas. “Isso é preocupante. Esses grupos voltam a ressurgir com muita força, em muitos lugares. Como também os assaltos, as destruições das casas”, afirmou.

Ele pediu que o prefeito de Mar del Plata atue para impedir essas ações. “Esses grupos neonazistas devem ser controlados e sancionados porque são violentos, provocam uma situação de insegurança muito grande. Há uma grande responsabilidade do município, do prefeito em particular; também das forças de segurança para ver o que está ocorrendo e como conter essas manifestações de ódio.”

Reprodução/La CámporaLaCampora_ataque
Organização La Cámpora denunciou disparos realizados contra sede da organização

Demissões em massa

Outro agravante para a situação política e social argentina é a demissão em massa de trabalhadores, resultado das políticas econômicas de Macri. O índice de demissões na Argentina aumentou em 70 vezes, se comparado ao índice de demissões no mesmo período em 2015, de acordo com a consultora Tendências Econômicas.

Até agora, desde que Macri assumiu o cargo, mais de 107 mil argentinos, tanto do setor público quanto do privado, foram demitidos.

Como resultado, diversas pesquisas demonstraram uma diminuição na popularidade do mandatário. Um levantamento da empresa Haime & Associados mostrou que a aprovação do presidente caiu nove pontos desde dezembro, passando de 62% (de aprovação) para 53%.

Além disso, a pesquisa ainda indicou que a quantidade de pessoas que se declara como oposição aumentou de 18% para 30% entre dezembro e o final de fevereiro.

Outro estudo, realizado pelo pesquisador Raúl Aragón, que comparou resultados em novembro, janeiro e fevereiro, revelou que, em novembro, 80% dos entrevistados acreditavam que o governo de Macri seria “muito democrático”. Já em fevereiro, apenas 60% dos entrevistados seguiam acreditando nisso.