Estados Unidos

Candidatura de Donald Trump deve ‘morrer na reta final’, diz professor

Inicialmente, o fato de não ser do 'establishment' político favorece magnata, mas quando republicanos forem decidir candidatura, nome será de um político mais tradicional, acredita Thomas Heye, da UFF

Wikicommons

Trump terá muitas dificuldades contra Hillary, se for escolhido para disputar sucessão de Obama

São Paulo – O magnata norte-americano Donald Trump, pré-candidato do Partido Republicano à presidência do país, não deverá passar pelas primárias de sua legenda. Se conseguir a improvável indicação dos republicanos na convenção que será realizada em julho, em Cleveland (Ohio), Trump não será páreo para a provável candidata democrata na eleição de novembro, Hillary Clinton. A opinião é do professor Thomas Heye, do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O apoio dos republicanos ao bilionário na disputa pela indicação do partido saltou de 32%, em novembro, para 38% em dezembro, segundo pesquisa do jornal Washington Post e da rede ABC News. Trump é seguido pelo senador de origem cubana Ted Cruz (15%), que cresceu sete pontos. O neurocirurgião Ben Carson, um novato, vem em seguida com 12%, empatado com o senador Marco Rubio. O ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush, tem apenas 5%. A margem de erro do levantamento é de seis pontos percentuais.

Ao contrário de analistas que consideram que o ultraconservador Trump é uma “ameaça” aos democratas, Thomas Heye acredita que ele é positivo para Hillary. “Trump não faz parte do establishment político, está correndo por fora no Partido Republicano, mesmo liderando as pesquisas”, analisa. “Inicialmente, não ser do establishment o ajudou, por ser uma candidatura diferente, que não é mais do mesmo. Os outros competidores são políticos veteranos, e ele aparece como alternativa. Mas quando realmente forem decidir o candidato, acho que o establishment vai fazer prevalecer um candidato dele, um nome mais palatável, menos histérico”, diz Heye.

Mas o professor faz uma ressalva: “Isso é um exercício de futurologia, já que a eleição está muito longe ainda”. As eleições que vão decidir o próximo presidente dos Estados Unidos serão realizadas no dia 8 de novembro de 2016.

Caso, porém, Trump seja o indicado, melhor para Hillary, uma candidata experiente e representante reconhecida do establishment, avalia Heye. “Num eventual combate entre Hillary e Trump, acho que Hillary devora ele. Inclusive, se ele pode fazer uma campanha bilionária, ela também pode fazer.”

Para Heye, o senador Ted Cruz “pode ser a alternativa dos republicanos”. Já o irmão de George W. Bush está “patinando” e, no momento, não parece que conquistará o direito de disputar a sucessão de Barack Obama, que na segunda-feira (21) rebateu as acusações de Trump de que o presidente não tem sido fiel aos “valores ocidentais” e tem apoiado causas muçulmanas. Obama respondeu que acredita ser criticado por Trump por ser um afrodescendente na Casa Branca. Trump propôs proibir a imigração de muçulmanos ao país.

“Trump é histriônico, um pouco comédia. Eu não apostaria nele, acho que vai  morrer na reta final. Estão inflando a candidatura dele, é uma candidatura de protesto, uma espécie de Tiririca americano, mas um Tiririca rico e loiro”, diz Heye.