transição

Negociador com credores, Tsakalotos assume pasta das Finanças na Grécia

Membro do comitê central do Syriza desde 2004 e tido como figura diplomática, Euclidis Tsakalotos substituirá Varoufakis no Ministério das Finanças

wn / yt

Tsakalotos é conhecido por ser mais moderado, mesmo sendo parte do comitê central do Syriza

São Paulo – Com a renúncia de Yanis Varoufakis ao cargo de ministro das Finanças da Grécia na manhã de hoje (6), o governo heleno anunciou a nomeação de Euclidis Tsakalotos para chefiar o ministério. Porta-voz da economia, ele foi coordenador da equipe grega nas negociações com os credores europeus e foi o número 2 das Relações Exteriores do país, cargo que deixa ao assumir a pasta das Finanças.

Apesar de ser membro do comitê central do Syriza desde 2004, a indicação de Tsakalotos é tida como uma tentativa de agradar os credores, já que é considerado favorável à permanência da Grécia na zona do euro. Acredita-se ainda que ele seja o mais indicado para comunicar possíveis concessões aos deputados mais radicais do partido.

Tido como uma figura mais moderada e diplomática dentro do partido governista de esquerda Syriza, Tsakalotos já havia substituído Varoufakis à frente da primeira linha de diálogo com os sócios europeus em Bruxelas. Essa medida de reformulação da delegação grega foianunciada em abrilpelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

Conhecido por suas desavenças com os líderes de instituições financeiras internacionais, Varoufakis explicou que, logo após o anúncio da vitória do “não” no referendo de ontem, ele ficou sabendo que alguns participantes do Eurogrupo tinham “certa preferência” de sua “ausência” nas reuniões. Seu dever seria, então, “facilitar” essas negociações para o premiê.

Nascido em 1960 em Roterdã (Holanda), Tsakalotos morou com a sua família durante muitos anos em Londres. Filho de engenheiro civil, ele frequentou o tradicional colégio de elite St. Paul’s. Na Inglaterra, ele estudou Economia, Política e Filosofia em Oxford, período em que se assumiu de esquerda e se uniu à juventude comunista da Grécia.

Em 1989, Tsakalotos doutorou-se em Economia em Oxford e, durante anos, foi professor nas universidades de Kent e de Atenas. Casado com a economista britânica Heather D. Gibson, ele se dedicou a escrever ao menos seis livros sobre a disciplina. A dedicação à carreira acadêmica duraria até 2012, quando foi eleito deputado pelo Syriza.