Venezuela: boca de urna dá 54% a Maduro

Diferença de oito pontos em relação a Capriles pode aumentar, já que a maioria dos eleitores que ainda não votaram são de redutos do candidato chavista

São Paulo – O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, tem oito pontos de vantagem sobre o candidato da oposição, Henrique Capriles, na eleição deste domingo (14), de acordo com boca de urna da consultoria IInternational Counsulting Services (ICS). Segundo a sondagem, divulgada às 16h de Caracas (17h30 em Brasília), 54% declararam ter votado em Maduro, enquanto 46% em Capriles.

A pesquisa, não oficial — a divulgação de boca de urnas é proibida na Venezuela –, ressalta que até as 15h, 68% dos eleitores já haviam votado. A diferença entre os candidatos pode crescer, sublinha o estudo, pois a maioria dos que ainda não votaram deve escolher o candidato chavista. A margem de erro é de 1,5 a 2,5%, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1,4 mil pessoas nos 23 Estados venezuelanos. 

O chefe do comando de campanha Hugo Chávez, Jorge Rodriguez, afirmou que 13,5 milhões de pessoas já foram votar e convocou chavistas a sair as ruas para exercer o voto – ainda resta uma hora para as urnas fecharem na Venezuela.