Você está aqui: Página Inicial / Mundo / 2012 / 11 / Ponte entre Brasil e Uruguai pode virar primeiro patrimônio do Mercosul

Ponte entre Brasil e Uruguai pode virar primeiro patrimônio do Mercosul

por Gabriel Palma, da Agência Brasil publicado 13/11/2012 15h37, última modificação 13/11/2012 16h13

Brasília – O primeiro bem binacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Ponte Internacional Mauá, que liga o Brasil ao Uruguai, pode se tornar também o primeiro bem reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul.

A ponte liga as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio. O tombamento regional é uma das pautas da 7ª Reunião da Comissão do Patrimônio Cultural do Mercosul. O encontro ocorre na sede do Iphan, em Brasília, hoje (13) e amanhã, com representantes dos países do bloco.

Na reunião é discutido o desenvolvimento do Projeto Itinerário Cultural das Missões Jesuíticas Guaranis, Moxos e Chiquitos no Mercosul, destinado a estimular o respeito à cultura regional. Para evitar o tráfico ilícito de obras de arte e bens culturais, Brasil e Bolívia apresentarão estudos para que todo o bloco avalie a possibilidade de criação do Selo Mercosul Cultural.

registrado em: , ,