Romney tem três pontos de vantagem sobre Obama, diz pesquisa

Candidato republicano ganhou apoio dos eleitores indecisos

Mitt Romney, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, aumentou sua diferença nas pesquisas de opinião contra seu rival, o democrata Barack Obama, que tenta a reeleição. De acordo com levantamento da Ipsos, encomendada pela agência de notícias Reuters e divulgada na quinta-feira (12/10), o ex-governador de Massachusetts tem agora três pontos percentuais contra o atual presidente.

Ele possui 47% da preferência dos entrevistados,contra 44% do rival. A pesquisa foi feita através da internet, a menos de um mês da eleição, que será disputada em turno único, no dia 6 de novembro. Na mesma pesquisa, realizada na semana passada, Romney tinha assumido a liderança dacorrida presidencial pela primeira vez em mais de um mês, com um ponto percentual de vantagem. 

O crescimento de Romney se deve, segundo analistas, à sua vitória no primeiro debate presidencial realizado entre os dois candidatos, especialmente em razão do desempenho considerado passivo de Obama. “A força está na direção de Romney agora”, disse a pesquisadora da Ipsos, Julia Clark.

A pesquisadora da Ipsos afirmou que a ascensão de Romney nas pesquisas se deveu também por convencer os eleitores até então indecisos, sem tirar votos dos que já apoiam Obama. E há sinais de que ainda há muitos votos a serem conquistados.

Segundo o levantamento, 16% dos eleitores registrados afirmaram que ainda podem mudar de opinião sobre em quem votar, incluindo 28% dos independentes entrevistados. Já 7% dos eleitores registrados afirmaram que já se aproveitaram dos programas que permitem votar mais cedo, e outros 27% disseram que planejam votar antes do dia da eleição.

A pesquisa online reuniu 1.092 prováveis eleitores e 1.312 eleitores registrados, e foi feita entre os dias 7 e 11 de outubro. A precisão das pesquisas Reuters/Ipsos é medida usando um intervalo de credibilidade. Neste caso, a pesquisa tem um intervalo de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos para eleitores registrados e de 3,4 para prováveis eleitores.