Chávez e Santos se reúnem em Caracas para redefinir acordos em várias áreas

Brasília – Os  presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, reúnem-se nesta terça-feira (2) em Caracas. É a segunda vez que ambos se encontram depois que […]

Brasília – Os  presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, reúnem-se nesta terça-feira (2) em Caracas. É a segunda vez que ambos se encontram depois que selaram há cerca de três meses o acordo de paz encerrando o impasse que envolvia os dois países. O objetivo é ampliar e desburocratizar os trâmites que cercam o comércio bilateral. Outros quatro assuntos foram temas de discussões técnicas em subcomissões.

Uma das preocupações dos empresários venezuelanos é a renegociação da dívida com os colombianos, estimada em US$ 800 milhões. Chávez e Santos devem discutir, ainda, a ideia de redefinir um acordo de complementação econômica, de desenvolvimento social na fronteira e de infraestrutura, além de estabelecer novos parâmetros para a questão da segurança – que deflagrou o conflito entre Venezuela e Colômbia.

O rompimento das relações entre os dois países foi causado depois da apresentação de um vídeo, com imagens de um treinamento de integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em território venezuelano, durante sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA). O episódio ocorreu no final do governo do ex-presidente Álvaro Uribe.

Chávez interpretou a divulgação do vídeo como provocação e suspeita de que apoiava as Farc e anunciou o rompimento das relações com a Colômbia. Porém, tão logo assumiu o governo em agosto, Santos disse que iria procurar Chávez. No dia 10 de agosto, os dois presidentes se reuniram, na Colômbia, e retomaram as negociações.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos defensores do acordo de paz entre a Colômbia e a Venezuela e, na ocasião, disse a Santos e Uribe que estava à disposição para colaborar.

Fonte: Agência Brasil