EUA trabalham forte para evitar retaliação comercial do Brasil, diz ministro

Celso Amorim fala sobre o programa nuclear do Irã (Foto: Agência Brasil) Brasília – O governo dos Estados Unidos entrou numa negociação séria com o Brasil para evitar a retaliação […]

Celso Amorim fala sobre o programa nuclear do Irã (Foto: Agência Brasil)

Brasília – O governo dos Estados Unidos entrou numa negociação séria com o Brasil para evitar a retaliação a 102 produtos norte-americanos comercializados no país. A informação foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

“A primeira reunião aconteceu esta semana, em Nova Iorque, entre o secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, autoridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e técnicos americanos”, disse Amorim.

Segundo o ministro, a decisão de adiar por dez dias a aplicação da retaliação aos Estados Unidos é a maior prova de que o governo brasileiro quer evitar esse recurso, abrindo caminho para a negociação. Além disso, o Brasil dará prazo maior de 60 dias para que a negociação se encerre.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, a negociação envolve problemas técnicos complexos, porque vários programas dos Estados Unidos beneficiam os produtores deles, em detrimento do Brasil e de outros países, como é o caso dos subsídios agrícolas, por exemplo. Apenas uma solução que englobe todos esses problemas, assinalou ele, poderá ser aceita pelo Brasil como definitiva para evitar a retaliação contra os EUA.

Amorim ressaltou que a posição firme do Brasil sobre a retaliação permitiu que as negociações chegassem a essa etapa. Isso, disse o ministro, é reconhecido até mesmo pelos negociadores norte-americanos.

Fonte: Agência Brasil