Lula muda rota e segue para o Chile depois de acompanhar posse do presidente uruguaio

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu há pouco (15h50, horário de Brasília) do Uruguai – onde foi acompanhar a cerimônia de posse do presidente […]

Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partiu há pouco (15h50, horário de Brasília) do Uruguai – onde foi acompanhar a cerimônia de posse do presidente uruguaio José “Pepe” Mujica – para o Chile, onde se encontra ainda nesta terça-feira (1º) com a presidente chilena Michelle Bachelet. A reunião será no aeroporto de Santiago e Lula decola em seguida para São Paulo.

“Eu acabei de conversar com a presidente Michelle Bachelet e eu vou até o Chile porque parece que a coisa é mais grave do que até então a gente sabia. Ontem (domingo), havia uma expectativa de que os danos não haviam sido tão fortes como foram. Parece que o tsunami causou mais estragos do que as pessoas imaginavam. E já que eu estou a duas horas de Santiago, em vez de ir para Brasília para amanhã [2] ter de voltar ao Chile, eu vou hoje”, disse Lula, pouco antes de decolar da Base Aérea de Montevidéu.

Segundo Lula, um hospital de campanha já foi despachado para o Chile e quatro equipes de resgate do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, do Distrito Federal, Rio de Janeiro e de São Paulo seguiram para o país atingido pelo terremoto na madrugada do último sábado (27).

“Neste momento, o que o Brasil puder fazer pelo Chile, vai fazer. É um momento de solidariedade. Obviamente que o Brasil estará disposto a dar uma ajuda financeira se o Chile precisar”, declarou Lula.

Fonte: Agência Brasil