Lula cumprimenta Obama pela conquista do Prêmio Nobel da Paz

Presidente Lula cumprimenta o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente dos Estados Unidos, […]

Presidente Lula cumprimenta o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta terça-feira (13) para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para parabenizá-lo pela conquista do Prêmio Nobel da Paz. Na conversa, que durou dez minutos, Lula aproveitou para tratar com Obama da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em dezembro, em Copenhague.

Lula defendeu estreitamento do diálogo entre os países para que cheguem a um acordo sobre a nova meta de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Em encontro sobre o clima, encerrado no último dia 9, na Tailândia, o negociador americano, Jonathan Pershing, deixou claro que seu país não aceitará uma extensão do atual entendimento, que exige de 37 países industrializados que cheguem a 2012 com um nível de emissões 5% menor em comparação ao de 1990. Os Estados Unidos, um dos líderes na emissão de poluentes, estimam cortar, até 2020, apenas 17% das emissões em relação aos patamares de 2005. Eles também não firmaram o Protocolo de Quioto, que estabelece metas de diminuição das emissões de gás carbônico.

Terminou hoje sem consenso reunião do presidente Lula com ministros para definir a posição brasileira que será defendida na conferência sobre mudanças climáticas a ser realizada na capital dinamarquesa. 

Fonte: Agência Brasil