Prefeitura do Rio lança site sobre gastos olímpicos

(Foto: Beht Santos/Divulgação) A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende disponibilizar na internet todos os gastos relativos aos Jogos Olímpicos de 2016. Pelo menos é o que foi definido nesta […]

(Foto: Beht Santos/Divulgação)

A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende disponibilizar na internet todos os gastos relativos aos Jogos Olímpicos de 2016. Pelo menos é o que foi definido nesta quinta-feira (8) com o lançamento do site Transparência Olímpica, pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

No entanto, mesmo com a página no ar ela ainda não disponibiliza as informações completas pois alguns itens só serão definidos no final de outubro, quando membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) vão visitar a cidade-sede.

“O que estamos lançando aqui, hoje, é a maneira como a Prefeitura do Rio de Janeiro pretende tratar suas despesas e suas obrigações em relação aos Jogos Olímpicos. Ainda  não estão todas ali, mas é uma demonstração de como queremos trabalhar daqui para a frente”, disse Eduardo Paes.

No Transparência Brasil, o internauta poderá consultar dados completos sobre cada obra (seus custos ou andamento) ou iniciativa a cargo da Prefeitura. O site está dividido em três partes: projetos, legislações e convênios.

“Na medida em que a pessoa clica no nome do projeto, vai poder consultar os detalhes: o número do processo, a empreiteira ou empresa contratada, o valor em detalhes da  execução… a meta é que a gente possa chegar ao limite  de informar os desembolsos que ocorrerem, mês a mês, para cada um desses projetos”, afirmou o prefeito.