Adeus ao rei

Lula vai ao velório de Pelé, em Santos, por onde passaram mais de 200 mil pessoas

Presidente estava acompanhado de Janja. O rei do futebol será sepultado na cidade praiana, no litoral paulista, por volta do meio-dia

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
Lula (ao centro) cumprimenta familiares de Pelé na tenda onde foi rezada missa de corpo presente

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou rapidamente pelo velório de Pelé nesta terça-feira (3), no Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, único time pelo qual o ex-jogador atuou no Brasil. O “rei do futebol” será sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, por volta do meio-dia. O chefe de governo chegou a tempo de ouvir a missa católica de corpo presente na tenda reservada a familiares, amigos e autoridades.

Lula ficou no velório do Pelé por cerca de 25 minutos e não falou com a imprensa. O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, que demonstrou emoção e aparentemente chorou na cerimônia. Lula saiu de Brasília, pousou no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, e foi de helicóptero a Santos.

Na cidade praiana, a aeronave pousou no estádio da Portuguesa Santista, Ulrico Mursa, que é vizinho da Vila Belmiro, e Lula foi de carro até o local da cerimônia. Ele cumprimentou familiares de Pelé e a viúva, Márcia Aoki.

Foi depois dos cumprimentos que os padres Xavier e Toninho, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e do Santuário São Judas Tadeu, fizeram uma oração.

Mais de 200 mil pessoas

O velório de Pelé foi aberto ao público às 10h de ontem (2) e havia registrado mais de 200 mil até o final, já na manhã de hoje.

Pelé morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos. Maior jogador da história do futebol e considerado o “atleta do século” 20, estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 29 de novembro. Ele lutava há meses contra um câncer no cólon.