Futebol feminino

Brasil larga bem, goleia na estreia da Copa e assume a liderança do grupo

Seleção jogou com tranquilidade e goleou o Panamá por 4 a 0 em seu primeiro jogo do Mundial

Thais Magalhães/CBF
Thais Magalhães/CBF
Destaque da estreia, Ary Borges marcou três e assumiu artilharia

São Paulo – A seleção brasileira estreou bem na Copa do Mundo de futebol feminino, nesta segunda (24). Com controle total do jogo, goleou o Panamá por 4 a 0 e assumiu a liderança de seu grupo. Ontem, França e Jamaica empataram sem gol. O destaque da partida foi Ary Borges, que marcou três e já é artilheira do Mundial, disputado na Austrália.

O primeiro tempo foi jogo de um time só. As brasileiras adiantaram a marcação e não deixavam as adversárias tocar a bola. Com deslocamentos e troca de passes, foram acumulando situações de gol. O primeiro surgiu aos 18 minutos: lançada pela esquerda, Debinha cruzou para Ary Borges, sozinha na linha da pequena área, do lado oposto. Sem sair do chão, ela teve tempo de escolher o canto e cabecear. Emocionada, a atleta se ajoelhou no gramado e chorou.

Ex-jogadora do Palmeiras e atualmente nos Estados Unidos, Ary Borges marcou o segundo aos 38, em jogada parecida. Cruzamento da esquerda, de Tamires, cabeçada e defesa da goleira Bailey. Novamente sem marcação, a atacante aproveitou o rebote e foi comemorar.

Marta entra no final

Na volta, a seleção marcou o terceiro logo aos 3 minutos, após bonita jogada. Tamires lançou Debinha, que tabelou com Adriana e cruzou. Ary dominou e apenas rolou para Bia Zaneratto chutar forte. Para fechar o placar, aos 25, Geyse recebeu de Tamires – mais uma vez pela esquerda, por onde saíram todos os gols – cortou para trás e cruzou para Ary Borges. Ela escapou de duas marcadoras e cabeceou entre as pernas da goleira. Houve tempo ainda para que a veterana Marta entrasse em campo, aos 29 minutos, sob aplausos.

Foi o primeiro confronto entre Brasil e Panamá, que estreou em Copas do Mundo. Atual campeã da Copa América, a seleção brasileira é uma das poucas que disputou as nove edições do torneio – a melhor colocação foi em 2007 (vice-campeã). Agora, a equipe treinada por Pia Sundhage inicia a preparação para a partida de sábado (29), às 7h, contra a França.

Confira os jogos disputados até agora:

  • Grupo A

Nova Zelândia 1 x 0 Noruega

Filipinas 0 x 2 Suíça

  • Grupo B

Austrália 1 x 0 Irlanda

Nigéria 0 x 0 Canadá

  • Grupo C

Espanha 3 x 0 Costa Rica

Zâmbia 0 x 5 Japão

  • Grupo D

Inglaterra 1 x 0 Haiti

Dinamarca 1 x 0 China

  • Grupo E

Estados Unidos 3 x 0 Vietnã

Holanda 1 x 0 Portugal

  • Grupo F

França 0 x 0 Jamaica

Brasil 4 x 0 Panamá

  • Grupo G

Suécia 2 x 1 África do Sul

Itália 1 x 0 Argentina

  • Grupo H

Alemanha 6 x 0 Marrocos

Colômbia x Coreia do Sul (ainda não realizado)


Leia também


Últimas notícias