Fim do sonho

Brasil não consegue superar a defesa jamaicana e cai na fase de grupos da Copa

Mesmo com Marta em campo, seleção joga mal, não sai do zero e é eliminada na primeira fase, o que não acontecia desde 1995

Thaís Magalhães/CBF
Thaís Magalhães/CBF
Marta não conseguiu fazer a diferença. Eliminação antecipa sua despedida

São Paulo – A seleção brasileira está eliminada da Copa do Mundo de futebol feminino. Nervosa, a equipe não conseguiu superar a Jamaica na noite desta quarta-feira (2) em Melbourne, na Austrália (manhã no Brasil), e ficou no 0 a 0. As brasileiras precisavam vencer para passar às oitavas de final. Mas esbarraram em uma forte marcação e saíram ainda na fase de grupos, o que só havia acontecido nas duas primeiras edições do Mundial, em 1991 e 1995. Assim, a seleção segue sem vencer a Copa, disputada pela nona vez.

O jogo de hoje marca também a despedida de Marta da seleção. A maior artilheira das Copas começou jogando e foi substituída aos 35 minutos do segundo tempo. Mas não conseguiu fazer a diferença. Todo o time brasileiro errou muitos passes e insistiu nos chutões e cruzamentos para a área. No segundo tempo, a goleira jamaicana, Spencer, não teve que fazer nenhuma defesa difícil.

A melhor chance foi aos 38 do primeiro: a lateral Tamires chutou forte já na área, após cruzamento de Ary Borges, mas Spencer segurou com firmeza. No último lance do jogo, em cobrança de escanteio com todo o time brasileiro na área jamaicana, a bola acabou com a goleira após cabeçada fraca de Debinha.

Sem criar chances

O panorama do jogo foi o mesmo durante praticamente o tempo todo. O Brasil com a bola, tentando furar o bloqueio jamaicano, mas sem criar chances claras. A equipe caribenha fez apenas um gol nessa primeira fase, mas não sofreu nenhum. Bem diferente de 2019, quando sofreu 12 e perdeu as três partidas que disputou.

Agora, com dois empates (França e Brasil) e uma vitória (Panamá), a Jamaica – que precisou de “vaquinha” on-line para custear despesas – se classificou em segundo lugar no grupo F, atrás das francesas, que no outro jogo da chave golearam o Panamá por 6 a 3. O Brasil se despede com uma vitória (4 a 0 no Panamá, na estreia), uma derrota (1 a 2, França) e o empate de hoje.

França e Jamaica esperam a definição do grupo H, amanhã (3). Essa chave reúne Colômbia, Alemanha, Marrocos e Coreia do Sul.


Leia também


Últimas notícias