Reação

CBF terá de explicar na CPI da Covid se há segurança para Copa América no Brasil

PT vai ao STF para impedir realização dos jogos que trariam milhares de pessoas ao país agravando ainda mais o risco de morte pela pandemia no país

Pixabay
Pixabay
Bola rolando na Copa América no Brasil, enquanto país vê crescer número de mortos pela covid-19

São Paulo – Diante do anúncio, nesta segunda-feira (31), da realização dos jogos da Copa América no Brasil, a oposição ao governo de Jair Bolsonaro está agindo. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, protocolou requerimento convocando o presidente da CBF, Rogério Caboclo, para depor. “É necessário saber quais medidas foram planejadas para garantir segurança sanitária aos brasileiros diante da realização da Copa América com tanta celeridade em nosso país”, afirmou.

‘Tapa na cara’: Bolsonaro responde à Copa América com rapidez que faltou para vacinas

O Brasil nem sequer fazia parte da lista de países que poderiam sediar o campeonato. Mas foi contatado pela Conmebol (a entidade que controla o futebol sul-americano) na manhã desta segunda-feira após a Colômbia ser descartada e a Argentina avisar que não aceitaria o evento em seu país em função da pandemia. A CBF, então, entrou em contato com o governo federal e conseguiu imediata autorização para a transferência do torneio.

Brasil sediará Copa América, com 16,5 milhões de casos de covid, 462 mil mortos e próximo de colapso

Justiça contra a Copa

Para o médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), a situação é muito grave. “Será o maior ‘mata-mata’ da história das Copas”, ironizou. O parlamentar solicitou ao governador de São Paulo, João Doria, que o estado não aceite a realização de jogos em seus estádios. Doria, no entanto, afirmou em nota que o governo não fará objeção caso a CBF defina São Paulo como um dos locais de jogos, desde que os protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos. O estado é campeão de mortes pela covid-19 no Brasil.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), informou que o partido vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a realização dos jogos da Copa América no Brasil. O objetivo é que a Corte se manifeste se a competência de decidir sobre o tema é do governo federal ou dos estados e municípios, informou a Fórum.

“Bolsonaro ignorou diversos e-mails da Pfzer sobre ofertas de vacina e demorou meses para comprar doses. Já o e-mail da Conmebol sobre o Brasil sediar a Copa América, o genocida respondeu prontamente e ainda aceitou trazer o torneio”, criticou em suas redes sociais. “Bolsonaro não pode mais presidir o Brasil”, sentenciou a presidenta do PT. “Esse genocida precisa ser impichado com urgência.”

Coordenador do MTST e liderança do Psol, Guilherme Boulos comparou: “A Argentina, com 77 mil mortos, se negou a sediar a Copa América. O Brasil, com 462 mil mortos, aceitou. É um deboche com o nosso povo”.