rio 2016

Judô é a sensação do nono dia. Derrota dos homens no basquete e vôlei marcam o sábado

No futebol, Neymar marca e Brasil avança à semifinal

Brasil2016/ ME

Rivais tiveram jogo duro, com duas prorrogações, com vitória dos argentinos

São Paulo – No nono dia dos Jogos Olímpicos Rio 2016, hoje (14), um dos grandes destaques do Brasil fica por conta do pugilista baiano Robson Conceição, segundo no ranking do peso-leve (até 60 kg), que disputa a semifinal às 12h30, em Brasília, contra o primeiro colocado da categoria, o cubano Lazaro Alvarez. O brasileiro já está com o bronze garantido e, se vencer, disputa o ouro da modalidade.

Outra medalha pode ser conquistada por Michel Borges, que enfrentará o tricampeão mundial e atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos Julio Cesar La Cruz, também de Cuba, nas quartas de final do peso-meio-pesado (até 81kg), às 13h45.

Na ginástica artística, Diego Hypolito e Arthur Nory participam das finais do solo às 14h30. Às 20h50, entra na piscina do Maria Lenk a surpresa brasileira destes jogos. O time de polo encara a Hungria e pode encerrar a primeira fase do torneio invicta. Para encerrar o dia, a seleção feminina de vôlei também busca a perfeição na primeira fase da competição contra as russas, às 22h35.

A seleção feminina de handebol venceu Montenegro na manhã deste domingo por 29 a 23, garantindo liderança no grupo A, com quatro vitórias e uma derrota. As adversárias deixam a Olimpíada sem uma vitória sequer.

Sabadão

Ontem foi um dia difícil para os brasileiros, com derrotas e eliminações. Às 15h, começava na Arena Carioca 1 o jogo que definiria o destino do basquete masculino na competição. Após vitória contra a favorita Espanha e derrotas diante da Lituânia e da Croácia, o time precisava vencer a Argentina para se classificar, fugindo dos imbatíveis norte-americanos na segunda fase.

Não foi o que aconteceu. O jogo foi equilibrado e precisou de duas prorrogações para firmar os rivais como vencedores. Com notável partida do norte-americano Nocioni e fraca atuação de Leandrinho, pelo menos no tempo regular, o placar encerrou em 111 a 107. Com o resultado, o Brasil se classifica no último lugar de seu grupo para a próxima fase e terá de enfrentar os Estados Unidos para se manter na busca por medalhas.

Já a seleção masculina de futebol enfrentou a Colômbia, em São Paulo, na Arena Corinthians. O jogo travado e violento, com mais de 30 faltas, acirrou a rivalidade entre as duas equipes. No fim, o Brasil conseguiu avançar para a semifinal do torneio com o placar de 2 a 0. O capitão da equipe, Neymar, quebrou o jejum de gols nas Olimpíadas, abrindo o placar aos 12 minutos do primeiro tempo. Luan fechou a contagem aos 38 do segundo tempo com belo chute indefensável de fora da área.

Agora, os meninos enfrentam a seleção de Honduras na quarta-feira (17), para tentar uma vaga na final rumo ao ouro inédito. De outro lado, o jogo entre Alemanha e Nigéria definirá um finalista. Existe a possibilidade de que o Brasil enfrente os alemães – algozes da Copa do Mundo de 2014, quando eliminaram a seleção canarinho com placar elástico de 7 a 1 – no Mineirão, em Belo Horizonte, nas finais tanto do masculino quanto do feminino.

Outro resultado negativo ficou por conta do time comandado pelo técnico Bernardinho. A seleção masculina de vôlei jogou irreconhecível, perdendo sua segunda partida consecutiva no torneio, para a Itália, por 3 sets a 1. A classificação não está ameaçada, já que a equipe venceu as duas primeiras partidas contra México e Canadá. Seu adversário na próxima fase ainda será definido em jogo que encerra a fase de grupos amanhã (15) contra a França.