Ocupação

Ex-jogadores, técnicos e atletas farão ato contra a corrupção na CBF

Fernando Frazão/Agência Brasil Segundo o movimento de atletas, a ocupação simbólica é motivada pela “pior crise da história da CBF” São Paulo – Por mudanças no cenário político do futebol, […]

Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo o movimento de atletas, a ocupação simbólica é motivada pela “pior crise da história da CBF”

São Paulo – Por mudanças no cenário político do futebol, um ato público será realizado hoje (15), às 15h, numa ocupação simbólica da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O ato foi convocado pelos líderes do grupo Bom Senso FC, formado por ex-atletas e jogadores em atividade, que lutam pela democracia e transparência no mais popular esporte do país.

Segundo o movimento, a ocupação é motivada pela “pior crise da história da CBF”: os três últimos presidentes da entidade são investigados pelo FBI, acusados de integrar um esquema internacional de corrupção e pagamentos de propinas. O atual presidente, Marco Polo Del Nero, licenciou-se após ser denunciado, e o ex-presidente José Maria Marin já está preso desde maio deste ano. Ricardo Teixeira é o outro implicado. “A CBF está atrás de um novo vice-presidente cujo único mérito seja a idade [segundo o estatuto da entidade]. A ideia é que o mesmo grupo permaneça no poder”, declara a página do Ocupa CBF na internet

Os organizadores do protesto defendem novas eleições para a CBF, num sistema mais democrático. “O atual modelo impede que as eleições sejam verdadeiramente democráticas, pois a cláusula de barreira é muito elevada. É preciso facilitar a entrada de uma oposição realmente independente dentro da entidade”, diz a página do movimento, que ressalta que a eleição de Marco Polo ocorreu sem nenhum concorrente.

O “Ocupa CBF” contará com a participação de nomes importantes do futebol, como os ex-jogadores Alex, Raí e Djalminha, do técnico Paulo Autuori e do músico Simoninha. A CBF está localizada na Avenida Luiz Carlos Prestes, 130, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

O evento também tem uma página no Facebook, que abre com a seguinte convocação:

Vamos ocupar a CBF!
A Casa Bandida do Futebol há anos é utilizada como principal aparelho no Brasil para usufruto de símbolos nacionais e de um dos nossos maiores patrimônios, o futebol, a fim de servir criminosos profissionais que afanam mais do que simplesmente dinheiro — o que já seria por si só um absurdo –, mas também aquilo que faz do futebol um esporte tão incrível: roubam-nos a paixão, o nosso amor e a credibilidade do jogo.

Como se viu em São Paulo com a ação de bravos estudantes, não há outro caminho para a mudança que não a ação popular. Chega da CBF, chega desses absurdos todos que caracterizam hoje o futebol pentacampeão mundial cada vez mais elitizado, com estádios que servem para segregar os pobres dos seus times; com cotas televisivas que tiram de times mais modestos a chance de brigar de forma digna com os ditos grandes — e entre esses próprios grandes há desníveis fiananceiros enormes, numa tentativa de espanholização do nosso futebol –; pelo fim do uso de uma paixão nacional para benefício de alguns (incluso empresas) em detrimento daquilo que é mais importante: o povo e que, consoante a Constituição, da sua vontade emana o poder.

Vamos ocupar a sede da CBF, que fica em rua batizada com o nome de um bravo e histórico brasileiro, Luís Carlos Prestes, e exigir que:

– Del Nero seja afastado da CBF e que se abra inquérito com base nas denúncias recentes oriundas de investigação do FBI e da FIFA;

– Investigação de Ricardo Teixeira nos mesmos termos;

– Investigação de Marin nos mesmos termos;

– Investigação dos contratos entre a CBF e as empesas à ela associadas;

– Por cotas televisivas igualitárias;

– Pela reafirmação de que o futebol não é uma mercadoria e o torcedor, um mero cliente;

– Pela democratização dos espaços nas arquibancadas;

– E que a seleção brasileira volte a representar o povo brasileiro e não os empresários e empresas televisivas associadas.