Feira literária do CCJ vai discutir a literatura da periferia de São Paulo

Evento será realizado entre amanhã (15) e domingo, na sede do Centro Cultural da Juventude, na zona norte da capital

São Paulo – O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso realiza entre amanhã (15) e domingo, em sua sede, na zona norte da capital, a 1ª edição da Feira Literária do CCJ. Com base no tema “Literatura de periferia e independente”, o evento terá oficinas, debates e instalações para discutir as origens e as perspectivas dessa produção. As atividades ocorrerão em conjunto com o 1º Seminário de Literatura da Periferia, organizado pelo Coletivo Cultural Poesia na Brasa, da Brasilândia, também na zona norte.

A ideia de uma feira literária surgiu a partir de um edital aberto pelo CCJ, em busca de projetos de programação a serem desenvolvidas no Centro durante um mês. A proposta apresentada pelo Coletivo Poesia na Brasa foi a escolhida. Segundo Amanda Prado, responsável pelo projeto, a feira é uma maneira de fortalecer o seminário organizado pelo coletivo: “A feira se construiu a partir da proposta do Poesia na Brasa. São iniciativas diferentes que se complementam”.

Para Amanda Prado, a iniciativa é importante, pois traz essa produção para espaços institucionalizados: “A literatura de periferia já criou um circuito de produção e venda de seus livros em saraus, mas não tem lugar em um espaço institucional. Isso dificulta o contato com outros públicos”.

Oficinas discutirão processos editoriais e produção de e-books. Haverá painéis interativos e declamação de poemas. Nos seminários, discussões sobre o papel da literatura de periferia nas práticas educacionais. Tudo ocorrerá simultaneamente. “A intenção é fazer o público circular e ter contato com a literatura de diversas formas”, diz Amanda. Haverá espaço para venda de livros.

Serviço

1ª edição da Feira Literária do Centro Cultural da Juventude
Local:
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha – zona norte de SP
Data: De 15 a 17 de março
Horário: A partir das 15h
Telefone: (11) 3984-2466
Entrada: Gratuita

A programação completa está disponível no site