Políticas públicas

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisu e abre inscrições para o ProUni 2023

Candidatos aprovados deverão efetuar as matrículas entre os dias 2 e 8 de março. ProUni oferece mais de 288 mil bolsas de estudo nesta edição

Marcello Casal Jr/ABr
Marcello Casal Jr/ABr

São Paulo – O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 foi publicado nesta terça-feira (28), no site oficial do processo seletivo. Para acessá-lo, é necessário fazer o login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

Clique aqui para consultar o resultado do SiSU 2023/1

A matrícula ou o registro acadêmico deverá ser feito dos dias 2 a 8, na instituição para a qual o candidato foi selecionado, conforme calendário divulgado pela própria escola.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação (MEC) para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente e a seleção dos estudantes é feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neca Setúbal: ‘A educação sozinha não vai nos fazer transpor as enormes desigualdades do Brasil’

Para esta edição do Sisu foram abertas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

Estudantes não convocados na lista divulgada hoje têm de hoje até 8 de março para manifestar interesse na lista de espera, A publicação das vagas remanescentes para a segunda chamada será feita pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 13.

ProUni

Também nesta terça-feira, o MEC abre inscrições para a primeira seleção do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O prazo para se candidatar a bolsas para cursar o ensino superior se encerra na próxima sexta-feira (3). A previsão do ministério é que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 7 de março.

A consulta está disponível na página do ProUni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A busca pode ser realizada por tipo de bolsa (integral ou parcial), modalidade (presencial ou a distância), curso, turno, instituição e localidade do campus. Os estados com maior número de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

MEC e trabalhadores começam a debater a reconstrução da educação no país

Para se habilitar, é preciso ter passado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e nota acima de zero na redação. Também não pode ter participado na condição de treineiro, além de que não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa integral, é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo ou de até três salários mínimos para a bolsa parcial.

Nesta primeira edição do Prouni do governo Lula, serão oferecidas 288.112 bolsas ao todo. Destas, 209.758 serão integrais e 78.354 parciais (50% do valor da mensalidade do curso). De acordo com o MEC, são 14.346 cursos de graduação de 995 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal.

Confira o cronograma da primeira edição do Prouni 2023:

  • Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • 7 de março: Resultado da 1ª chamada
  • De 7 a 16 de março: comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada
  • 21 de março: Resultado da 2ª chamada
  • De 21 a 30 de março: comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada
  • Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril
  • Resultado: 10 de abril
  • De 10 a 19 de abril: comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera

Com reportagens da Agência Brasil

Lula anuncia reajuste e expansão das bolsas de ensino e pesquisa