Bolsistas do Ciência Sem Fronteiras embarcam em janeiro com computadores portáteis

São Paulo – Os estudantes selecionados na primeira chamada do programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, embarcam para os Estados Unidos em janeiro. Eles receberão, […]

São Paulo – Os estudantes selecionados na primeira chamada do programa Ciência Sem Fronteiras, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, embarcam para os Estados Unidos em janeiro. Eles receberão, além de bolsas do programa, computadores portáteis para usar durante o curso e para facilitar a comunicação com parentes e amigos que ficam no Brasil.

O primeiro edital foi lançado em junho deste ano. No final do ano, o programa ainda abriu vagas para 12 mil estudantes de graduação. Eles vão passar um ano e meio em universidades dos Estados Unidos, da Alemanha, da Itália, Reino Unido e da França. Para 2012, estão previstas chamadas para instituições no Canadá, Holanda, Bélgica, Espanha, Portugal, Coreia do Sul e Suécia. A meta do programa é chegar a 100 mil bolsas em quatro anos. Para estudantes que cursam uma faculdade, o formato das bolsas é pensado no chamado modelo de “graduação sanduíche”, em que o início e a conclusão do curso é feita no Brasil e uma parte intermediária, no exterior.

A garantia de entrega de computadores portáteis foi apresentada pelo ministro da pasta, Aloísio Mercadante, em 15 de dezembro. “Todos os alunos do Ciência Sem Fronteiras vão receber um laptop. Porque os cursos demandam esse instrumento”, afirmou. “Além disso, facilita o contato com a família, por e-mail, Skype (sistema de conversas por voz pela internet).”

O ministério promete ainda criar uma plataforma na internet que funcione como uma rede social específica para alunos do programa. Segundo Mercadante, o objetivo é permitir um espaço para “troca de informações e de conhecimento” durante a permanência do estudante no exterior.

Pós-graduação

Para bolsas de pós-graduação e pós doutorado, há inscrições abertas até 17 de fevereiro para uma primeira leva de seleção. Outros processos estão previstos para 28 de maio e 27 de setembro de 2012. Informações detalhadas estão publicadas na página do Ciência Sem Fronteiras na internet.