Faturamento de micro e pequenas empresas sobe 8,2% em SP

Resultado de fevereiro representa aumento de R$ 2,1 bilhões no total faturado no estado

São Paulo – As micro e pequenas empresas paulistas tiveram aumento de 8,2% no faturamento real em fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2011, registrando acréscimo de R$ 2,1 bilhões. Por setores, o melhor resultado foi o do comércio (+13,5%), favorecido pelo aumento de 14% do salário mínimo a partir de janeiro. serviços (+3,4%) e indústria (+1,9%). No primeiro bimestre, a alta acumulada do faturamento chega a 8,5% na comparação com 2011.

Na comparação fevereiro ante janeiro houve queda de 3,5% no faturamento, fato explicado pelo feriado do Carnaval e pelo menor número de dias úteis no segundo mês do ano ante o primeiro.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/SP, Bruno caetano, existem mais de 850 mil micro e pequenas empresas do setor de comércio no estado de São Paulo. “Trata-se de um ambiente altamente competitivo, assim, as micro e pequenas empresas não devem descuidar da competitividade, mantendo-se atualizadas e sempre buscando a inovação.”

Os resultados foram positivos em todas as regiões do estado. Na região metropolitana, alta de 13%; no interior (+3,7%), Grande ABC (+4,3%) e capital (+13%). 

A pesquisa é realizada pelo Sebrae/SP, com apoio da Fundação Seade.