EUA vão reconhecer cachaça como produto exclusivamente brasileiro

São Paulo – Os Estados Unidos deram início hoje (9) ao processo de reconhecimento da cachaça como produto exclusivo e genuinamente brasileiro. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, […]

São Paulo – Os Estados Unidos deram início hoje (9) ao processo de reconhecimento da cachaça como produto exclusivo e genuinamente brasileiro. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil por conta da visita da presidenta Dilma Rousseff a Washington.

Em troca, o ministro Fernando Pimentel prometeu ao representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk, o reconhecimento dos uísques dos tipos Bourbon e Tenesse. “É um desfecho importante para os dois países de uma negociação que durou os últimos dez anos”, disse Pimentel.

Com isso, além do direito à exclusividade, as empresas brasileiras poderão vender o destilado nos Estados Unidos utilizando apenas o nome de cachaça. Desde 2000, as garrafas do produto brasileiro tinham de estampar no rótulo a inscrição “Brazilian rum”, rum brasileiro, referência à bebida preparada com a mesma matéria-prima, a cana-de-açúcar, pelos cubanos.

Esta obrigação levou as tratativas entre as duas nações a se intensificarem após um processo que já durava 30 anos. “Com a mudança, a promoção da cachaça no mercado americano poderá levar em conta seu caráter típico, tradicional”, manifestou o Ministério do Desenvolvimento em Comunicado. Em 2011, as exportações brasileiras de cachaça para todo o mundo representaram US$ 17,3 milhões, pouco mais de 10% para os Estados Unidos.