Indústria paulista abre 16.500 vagas em maio

Segundo a Fiesp e o Ciesp, foi o segundo melhor resultado para o mês na série histórica; no ano, já foram criados 66 mil empregos

São Paulo – A indústria paulista criou 16.500 vagas em maio, crescimento de 0,32% sobre abril, no segundo melhor resultado para o mês na série histórica. Em relação a igual período de 2009, a alta foi de 2,73%, com a abertura de 66 mil vagas. No ano, o número de novos postos de trabalho chega a 139 mil, expansão de 5,95%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado (Ciesp).

“Os números mostram claramente a tendência de continuidade no crescimento do emprego industrial”, afirmou o diretor-adjunto do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp, Walter Sacca. Ele prevê que o ano fechará com crescimento de 5,6% no emprego, o correspondente à abertura de aproximadamente 130 mil vagas. Seria o melhor resultado anual da série.

“Mesmo assim, em 2010 a indústria ainda não será capaz de reabsorver tudo o que perdeu na crise. A perspectiva é alta porque está diretamente relacionada a um período muito ruim de 2009”, comentou o diretor, esperando que o nível pré-crise deverá ser alcançado em março do ano que vem – naquele mês, deverá ser atingida a marca de 160 mil empregos necessários para retornar ao período do final de 2008.

Dos 22 setores pesquisados, apenas um (equipamentos de transporte) teve queda, e mesmo assim de apenas 0,1%. Os demais mostraram “consistência em seus resultados”, segundo Sacca. “Se observarmos os três últimos meses podemos constatar que a média de setores positivos ficou em torno de 20, o que representa distribuição consistente e saudável dos empregos.”