Micro e pequenas empresas têm 85,9% do emprego formal de janeiro

São Paulo – O Sebrae divulgou ontem (29) que as micro e pequenas empresas puxaram a contratação de trabalhadores no início de 2012. Levantamento feito com base em dados do Cadastro […]

São Paulo – O Sebrae divulgou ontem (29) que as micro e pequenas empresas puxaram a contratação de trabalhadores no início de 2012. Levantamento feito com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que as empresas que possuem até quatro funcionários foram responsáveis por 85,9% dos 118.895 empregos formais criados em todo o país em janeiro, o que totaliza 102.111 postos. No mesmo período de 2011, o índice nesse segmento era de 69%.

Para o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto do Santos, a abertura de mais postos de trabalho em janeiro reflete o incremento da atividade econômica, principalmente no setor de serviços. Ele avaliou que essa tendência deve se manter por conta dos esportivos nos próximos anos, do crescimento do fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros e da melhoria da renda. “Isso implica mais demanda, favorecendo a atividade produtiva e os serviços, o que gera mais postos de trabalho.” 

Ja as empresas que têm entre cinco e 99 trabalhadores fecharam vagas.  As que possuem entre 100 e 499 empregados em seus quadros contrataram 6,3% do total, e as que têm mais de 500 funcionários, 13,4%.

O Sebrae explicou que das micro e pequenas empresas que possuem menos de 99 funcionários, as do setor de serviços foram as que mais elevaram seus quadros, sendo responsáveis por metade dos novos postos de trabalho. O estudo mostra que, juntas, a indústria de transformação e a construção civil contrataram a outra metade dos profissionais. O único setor que demitiu foi o de comércio, em função de fatores sazonais.

 

Leia também

Últimas notícias