Até 3 de outubro

Manuela D’Ávila, Sabrina Fernandes e Marilena Chaui abrem Salão do Livro Político

Sexta edição do evento, on-line e gratuito, terá dezenas de editoras e de autores para debater o mundo em que estamos e para onde podemos ir

Reprodução
Reprodução
Manuela, Sabrina e Chaui: "O Brasil e a superação das múltiplas crises"

São Paulo – Debates diários, curso sobre fascismo e autoritarismo, feira de livros com descontos de 20% a 50%. O 6º Salão do Livro Político, evento on-line e gratuito, começa nesta sexta-feira (24) e vai até 3 de outubro. Com a participação de 56 editoras, o Salão foi organizado pelas Alameda, Anita Garibaldi, Autonomia Literária e Boitempo. Intelectuais, autores, jornalistas e políticos de todo o mundo farão parte dos encontros. “O Brasil e a superação das múltiplas crises”, é o tema do debate de abertura nesta sexta, às 18h, com Sabrina Fernandes, Manuela D’Ávila e Marilena Chaui. Na sequência, às 20h, Slavoj Žižek e Vladimir Safatle falam sobre “Pandemia e a reinvenção do comunismo”.

Estão confirmados também nomes como Aldo Rebelo, Alex Vitale, Ana Maria Prestes, Antonio Martins, Atilio Boron, Breno Altman, Christian Dunker, Cynara Menezes, Edson Teles, Edmilson Costa, Fábio Luis Barbosa, Joana Salém, João Carvalho, João Quartim de Moraes, Jodi Dean, Juliane Furno. Também o escritor cubano Leonardo Padura, Márcio Pochmann, Nathália Urban, Pedro Rossi, Pedro Serrano, Raquel Rolnik, Ricardo Antunes, Rubens Casara, Sérgio Amadeu, Talíria Petrone, Valério Arcary, Wendy Goldman, entre outros.

Mais espaço

Criado em 2015, como conta a diretora-geral do Boitempo, Ivana Jinkings, o Salão do Livro Político surgiu da urgência de ampliar o debate político e o espaço das editoras de humanidades no país. “As feiras de livros em geral privilegiam os livros de ficção. Têm um apelo muito grande sempre de convidados estrangeiros. Foi uma reunião de pequenas e poucas editoras, no início de 2015. Éramos cerca de 10 no começo. Fizemos uma pequena feira com programa de debates. De lá pra cá vem crescendo.”

Os debates no Salão do Livro Político abrangerão diversas áreas das ciências humanas e atualidades como militares na política, crise climática, pandemia da covid-19, América Latina, extrema direita, precarização do trabalho, neoliberalismo, guerra cultural, socialismo e muito mais. As mesas serão transmitidas pelo canal da TV Boitempo e da PUC SP no Youtube.


Ivana Jinkings, da Boitempo, fala no Bom para Todos


Programação

24 de setembro – sexta-feira

18h | O Brasil e a superação das múltiplas crises com Sabrina Fernandes, Manuela D’ávila e Marilena Chauí.

20h | Pandemia e a reinvenção do comunismo com Slavoj Žižek e Vladimir Safatle.

25 de setembro – sábado

11h | Internacional: Precisamos ser camaradas! Sobreviver não é um ato político! com Jodi Dean e Christian Dunker.

16h | O socialismo cubano tem futuro? com Leonardo Padura, Joana Salém, Valério Arcary e Breno Altman.

20h | Crise climática: o que o capitalismo tem a ver com isso? com Tiago Ávila, Raquel Rolnik, Murillo van Der Laan e Alceu Castilho.

26 de setembro – domingo

11h | Internacional: O que as feministas soviéticas podem ensinar sobre família e estados na pandemia? com Wendy Goldman e Flávia Biroli.

16h | Como chegamos à maior crise do mercado editorial? com José Castilho, Mariana Bueno, Maria Borin e Lizandra Magon de Almeida.

20h | América do Sul insurgente com Atílio Boron, Ana Maria Prestes, Fabio Luis Barbosa e Natalia Urbán.

28 de setembro – terça-feira

20h | Da judicialização da política à institucionalização do fascismo com Aldo Arantes, Pedro Serrano, Alessandra Devulsky e Pedro Davoglio.

29 de setembro – quarta-feira

20h |Como colocar os militares de volta na caserna? com Cel. Marcelo Pimentel, João Quartim, Edson Teles e Eleonora Lucena.

30 de setembro – quinta-feira

20h | Lutas populares e organização política com Letícia Parks, Tabata Amaral, Edmilson Costa, Talíria Petrone e Fernando Garcia.

1º de outubro – sexta-feira

20h | Como voltar a crescer após a crise pandêmica com Pedro Rossi, Alexandre Freitas Barbosa, Juliane Furno e Antonio Martins.

2 de outubro – sábado

11h | Internacional: O fim da polícia! com Alex Vitale e Amauri Gonzo.

16h | O mundo paralelo e a guerra cultural (e virtual) da extrema direita com Rubens Casara, Sérgio Amadeu, Fabio Palácio, Ismail Xavier e Cynara Menezes.

20h | EUA X China: uma nova Guerra Fria? com Melissa Cambuhy, Elias Jabour, João Carvalho e Gabriel Landi.

3 de outubro – domingo

16h | O problema das Forças Armadas na democracia com Perpetua Almeida, Raul Jungman, Aldo Rebelo e Fabio Pannunzio

20h | A uberização do trabalho: luta de classes na era digital com Rafael Grohmann, Ricardo Antunes, Renata Mielli e Márcio Pochmann.