Lado B

Projeto cultural em São Paulo abre espaço na roda para novos autores do samba

“Batucantos”, que começa amanhã, será realizado sempre no último sábado do mês, na zona norte da capital

Heitor dos Prazeres/Reprodução
Heitor dos Prazeres/Reprodução

São Paulo – Começa neste sábado (28), às 16h, no bairro da Luz, zona norte de São Paulo, projeto destinado a novos compositores do samba paulistano. Assim, sempre no último sábado do mês, o Batucantos vai abrir a roda para novos autores. E também receberá convidados para conversar com o público.

Nesta primeira edição, o convidado será Chapinha, um dos fundadores do Samba da Vela, roda criada em São Paulo em 2000 – e uma das inspirações do Batucantos. Entre outros nomes que participarão do projeto, estão Douglas Germano, Maurinho de Jesus, Fernando Szegeri e Arthur Favela. Os organizadores lembram que cantoras/compositoras da nova geração também estarão presentes, como Sil Oléa, Lua Cristina e Carol Nascimento.

Falta de oportunidade

“Conversando com amigos músicos, notei que quase todos eles cantam e tocam em bares e restaurantes, mas raramente mostram seus sambas autorais, por falta de oportunidade”, conta a jornalista e cantora Carla Franco, idealizadora do projeto. Motivado, segundo ela, “pelo desejo de criar um espaço para novos compositores, como eu, nas rodas que hoje basicamente reproduzem os chamados sambas lado A”.

As rodas vão se formar no bar Vila Sá Barbosa, que já é um reduto do samba em São Paulo. “O samba sempre teve seu lugar de honra neste endereço. Mesmo nos dias em que as rodas trazem sambas conhecidos eu costumo incentivar que os autores tragam suas próprias composições”, diz Railídia, compositora, produtora e sócia do bar. “Aqui são formadas parcerias, surgem novos sambas, amizades, e a coletividade se fortalece.”

Rodas e curso

Além de Carla e Railídia, completam o grupo os compositores e violonistas Gabriel Deodato e Oscar Novaes, o cantor, compositor e cavaquinista Edu Batata e o percussionista Everton Reis. O projeto foi contemplado no ProAC Editais, da Secretaria de Economia Criativa do governo paulista.

Além das rodas, o projeto inclui curso on-line, gratuito, voltado a compositores que querem lançar suas canções. Entre os temas, registro da obra, gravações em estúdio, distribuidoras e plataformas digitais.

Para participar, é preciso acessar o direct do Instagram do @batucantos ou escrever para o e-mail batucantos@gmail.com. O bar fica na rua Dr. Jorge de Miranda, 691, perto da estação Tiradentes do Metrô.


Leia também


Últimas notícias