Pela arte

No RJ, Armazém da Utopia vira definitivamente espaço cultural

Resultado de uma ocupação que resistiu por cinco anos, espaço se converte em opção de arte na região portuária da capital fluminense

Reprodução TVT

Peça do dramaturgo argentino inaugurou espaço ocupado desde 2010 e transformado em opção cultural

Rio de Janeiro – Até agosto, o Armazém da Utopia, sofria séria ameaça de despejo. Mas uma batalha de movimentos sociais, em parceria com a iniciativa privada, garantiu que o espaço cultural ocupe uma área da União, de 5.000 metros quadrados, na zona portuária da capital fluminense. O espetáculo que abriu a nova ocupação foi Sacco e Vanzetti, do dramaturgo argentino Mauricio Kartun, dirigido em sua primeira montagem brasileira por Luiz Fernando Lobo.

A peça resgata a saga dos dois imigrantes anarquistas italianos que fizeram história no movimento operário norte-americano nos anos 1920, e que acabaram presos e condenados após um massacre midiático, sem qualquer prova de algum crime cometido. A história de resistência da dupla foi escolhida por lembrar o mesmo processo por que passo o Armazém, desde a ocupação do galpão abandonado no cais em 2010. A concessão será por 30 anos.

Assista à reportagem de Rosangela Fernandes para a TVT, no Rio de Janeiro.