Cinema

Filme argentino deixa no ar a difícil realidade econômica da era Menem

Em 'Las Insoladas', de Gustavo Taretto, seis amigas se encontram para tomar sol no terraço de prédio e sonham com viagem de férias para Cuba. Drama é do mesmo diretor do premiado 'Medianeras'

Divulgação

Tudo o que as personagens querem é sair daquele terraço, ver novos horizontes, mesmo que seja por pouco tempo

Véspera de Ano Novo. Alto verão em Buenos Aires. Calor sufocante. Sol escaldante. Um grupo de seis amigas se encontra no terraço de um prédio para se bronzear já que à noite se apresentam em um concurso de salsa. Enquanto pegam uma cor dividem sonhos, angústias, desilusões, críticas e confissões. Esta é a trama de Las Insoladas, filme do argentino Gustavo Taretto que estreia nesta quinta-feira (13) em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Do mesmo diretor do premiado Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor, o longa-metragem se passa na década de 1990, pouco antes de uma das piores crises vividas pela Argentina, durante o governo de Carlos Menem (1989-1999). Apesar de não tratar sobre a crise, o filme deixa no ar o clima de dificuldade social e econômica que reinava na época.

Mesmo com emprego, as amigas – todas de classe média – não têm dinheiro para passar as férias fora da Argentina, assunto que reina durante todo o filme. Elas sonham com uma viagem de 14 dias em praias do Caribe, mas o mais longe que conseguem ir com o dinheiro que têm é a “praia de concreto” improvisada em cima de um edifício.

O longa foi praticamente todo filmado em cima do terraço (as únicas excessões são as cenas finais em que o sexteto se apresenta no palco de um teatro). Lá, elas estendem suas cadeiras, esteiras, preparam bebidas e se deliciam com churros e alfajores.

São raros os minutos de silêncio. As mulheres praticamente não param de falar um minuto sequer e as conversas mostram uma divertida diversidade de personagens. São vidas aparentemente limitadas mas que, se analisadas com mais atenção, reverberam complexidade.

O tempo no terraço passa lentamente enquanto o calor aumenta. Taretto consegue deixar o espectador sufocado com um calor que burrifo de água algum consegue combater. Chega a dar um mal estar tal a sensação de aprisionamento que aquele espaço – amplo – passa. Talvez seja esta a intenção: tudo o que as personagens querem é sair dali, ver novos horizontes, mesmo que seja por bem pouco tempo.

Las Insoladas
Direção: Gustavo Taretto
Roteiro: Gustavo Taretto e Gabriela García
Produção: Rizoma
Montagem: Pablo Mari
Fotografia: Leandro Martínez
Música: Gabriel Chwojnik
Gênero: Comédia
País: Argentina
Ano: 2014
Duração: 102 minutos
Classificação: Verificar
Elenco: Carla Peterson, Violeta Urtizberea, Luisana Lopilato, Maricel Álvarez, Elisa Carricajo, Marina Bellati