Revelando São Paulo

Festival oferece viagem ao interior sem sair da capital

Grupos apresentam música, dança, culinária e artesanato típicos de 200 cidades do interior no Parque da Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo

Danças típicas e teatro de fantoches estão entre as atrações <span>(Divulgação)</span>Peças artesanais para decorar grandes ou pequenos espaços <span>(Divulgação)</span>Pratos que escondem receitas preservadas por gerações <span>(Divulgação)</span>

Considerado o maior encontro de manifestações de cultura tradicional do Brasil, a 50ª edição do festival Revelando São Paulo começa nesta sexta-feira (13) no Parque da Vila Guilherme. O evento reúne manifestações típicas de caipiras, tropeiros e caiçaras, artesanato e culinária provenientes de 200 cidades paulistas.

Nos palcos, fandango, folia de reis, catira, cavalhada, cururu, moçambique, congadas, fanfarras, quadrilhas e orquestras de viola. Nas mesas, barreado, joão deitado, buraco quente, azul marinho, requeijão de prato, paçoca de carne seca com melancia entre outras delícias vindas de cerca de 120 municípios de diferentes regiões do estado.

Comidas com nomes estranhos escondem receitas que são feitas há muitas gerações no interior paulista. É o caso de “roupa velha”, prato típico de Tremembé que leva carne seca refogada acompanhada de arroz, virado de feijão, quibebe, farofa e linguiça calabresa fresca. As sobremesas trazem menos surpresas – mas não menos sabor. Doceiras de São João da Boa Vista, Praia Grande e Guaratinguetá, por exemplo, vendem os conhecidos doce de leite, goiabada cascão, cocada de jaca e paçoca.

No Pavilhão de Artesanato, aproximadamente 400 artesãos vão expor e produzir peças em barro, trançados em fibras, palhas e cipós, esculturas em ferro e madeira, bordados e fuxicos.

No dia 16, a Associação de Cavalhada de São Pedro de Catuçaba, distrito de São Luiz do Paraitinga, sai da pista de trote do parque com os carros de boi rumo à Paróquia de São Sebastião para integrar o Cortejo de Ubuntu. Palavra de origem africana que significa “Eu sou o que nós somos”, o Ubuntu, um dos destaques da festa, é uma espécie de procissão que vai reunir pastorais afro e irmandades de São Benedito.

Durante todo o festival, os visitantes podem ouvir contos de encantamento e do imaginário popular sob as árvores do parque e no auditório. Contadores de história vão promover rodas de conversa cheias de narrativas tradicionais e causos dos universos caipira, caiçara e tropeiro.

Também fazem parte da programação saraus, rodas de conversa sobre o patrimônio imaterial da cultura paulista, festa cigana e, para as crianças, fazendinha, brincadeiras e jogos conduzidos por comunidades indígenas.

Confira aqui a programação.

Festival Revelando São Paulo
Quando
De 13 a 22 de setembro, das 9h às 21h
Onde Parque Vila Guilherme – Trote/Mart Center, na Av. Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Quanto Visita grátis
Mais informaçõeswww.revelandosaopaulo.org.br