De 2 a 8 de dezembro

Shows e debates marcam elevação do samba paulista a patrimônio cultural

Semana do Samba terá apresentação de Beth Carvalho, Osvaldinho da Cuíca, Germano Mathias, Riachão, Fabiana Cozza, entre outros

© divulgação

Quinteto em Branco e Preto, um dos destaques da semana que festeja o samba paulista

São Paulo – Nesta segunda-feira (2), dia em que se comemora o dia nacional do mais brasileiro dos ritmos, a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo promove a Semana do Samba, que vai até o próximo domingo (8). O evento será realizado em diversas regiões da cidade com a participação de vários sambistas.

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) aprovou no mês de outubro o registro que dá ao samba urbano paulistano o título de patrimônio imaterial da cidade. A solenidade de tombamento será realizada na segunda-feira às 20h, no Teatro Municipal de São Paulo.

A noite terá ainda o show O Samba Paulistano Convida, com participações de Dona Esther e a Roda de Samba de Pirapora, Osvaldinho da Cuíca, Germano Mathias, Beth Carvalho, Dona Inah, Riachão e Quinteto em Branco e Preto. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente a partir das 16h da segunda-feira na bilheteria do teatro.

Antes, no sábado, 30 de novembro, Fabiana Cozza e a Velha Guarda Musical da Camisa Verde e Branco fazem o aquecimento dos festejos no anfiteatro do Centro Cultural da Juventude. Fabiana, que é da nova geração de sambistas paulistanos, apresenta algumas de suas músicas e depois se junta à roda de samba com a Velha Guarda.

De 3 a 6 de dezembro, no programa Samba no Coreto, na Praça Antonio Prado, haverá shows de Dona Inah, Biro do Cavaco, Zeca Pauliceia, Ventura Ramirez (do Demônios da Garoa), Márcio Art (do Art Popular), Royce do Cavaco, Inimigos do Batente e de João Borba.

O samba-enredo de quadra e de raiz será homenageado no show Quesito Melodia a partir das 19h, na Vitrine da Dança da Galeria Olido, com a participação de Carlos Júnior (Império de Casa Verde), Darlan (Sociedade Rosas de Ouro), Douglinhas (Pérola Negra) e Vaguinho (Acadêmicos do Tatuapé). Às terças-feiras, de 3 a 10 dezembro, o sambista T-Kaçula faz o show Liturgia de Bamba no projeto Terça de Samba, na Galeria Olido.

A sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo, sedia de 3 a 5 de dezembro, um seminário sobre o carnaval de rua: a mesa temática “Turma do Funil” discutirá a questão do patrocínio, comercialização e marketing do Carnaval; “Cachaça não é água, não” debaterá a segurança pública; e “Quem sabe, sabe” tratará da estratégia de organização dos eventos de rua.

Ao todo, oito mesas devem reunir José Miguel Wisnik, Leda Alves (secretária de Cultura do Recife), Baby Amorim (coordenadora do Instituto Ilu Obá de Min), Gustavo Catalano (coordenador do São João do Recife), Jairo da Mata (pesquisador de Práticas Culturais e Territorialidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), entre outros.

No domingo (8,) os grupos Samba da Comunidade, Samba das Árvores e Samba de Roda Nega Duda se apresentam no Centro Cultural de Cidade Tiradentes a partir das 10h. Na sequência, sobem ao palco os cantores Leandro Lehart (ex-Art Popular) e Péricles (ex-Exaltasamba).

O grupo Cantilena Paulista faz show de lançamento do álbum O Figo e a Figueira no dia 12 de dezembro a partir das 18h30 no jardim interno do Centro Cultural São Paulo e no dia 13, às 21h, no Teatro Décio de Almeida Prado, na zona oeste.

Serviço

Semana do Samba de São Paulo

Quando: de 2 a 8 de dezembro

Quanto: grátis

Confira a programação completa no site da Prefeitura de São Paulo.